sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Mulheres assumem protagonismo em encontro rural na Expo Umuarama

Mulheres assumem protagonismo em encontro rural na Expo Umuarama

Após sofrer com gripe, cantora ficou sem voz depois de duas apresentações em São Paulo com ingressos esgotados. Licença-maternidade da rainha da sofrência durou três meses.

O recinto Pedro Lino Gaiari ficou tomado na manhã deste sábado (14) pelas 330 mulheres vindas de 22 municípios das regiões de Umuarama e Cianorte. Foi o 18o Encontro da Mulher Trabalhadora Rural.

“O encontro é sempre um grande sucesso e se tornou uma tradição na Expo Umuarama. Tivemos que fazer uma força tarefa para organizar tudo devido a grande quantidade de mulheres que apresentaram interesse em virem para cá”, disse José Antônio Duarte, chefe do núcleo regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento).

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

WhatsApp Image 2020 03 14 at 11.49.23

Umuarama se destaca dentro do agronegócio. O município é um dos maiores produtores de carne bovina do Paraná. “Hoje nos sentimos honradas por receber tantas mulheres fortes que movem a produção no campo”, ressaltou a primeira dama Dulce Maria Pozzobom.

O empoderamento da mulher e o seu papel no campo diante dos desafios do dia a dia foi assunto principal das anfitriãs do encontro, a exemplo de Madalena Viotto Gaiari, esposa do presidente da Sociedade Rural, Milton Gaiari.

“Sou esposa, mãe e produtora rural. Conheço exatamente a nossa importância como mulheres, porque fazemos toda a diferença em nossas família e no nosso trabalho”, destacou.

Na palestra do encontro o tema foi a produção de café especial com o projeto “Mulheres do Café”, desenvolvido pela Emater. Segundo a palestrante Cintia Mara, do setor de expansão da Emater, a produção do grão especial cresceu 30% no norte pioneiro do Paraná e vem se despontando com excelente potencial de negócio.

WhatsApp Image 2020 03 14 at 11.48.33 1

“Estamos falando de qualidade e não quantidade, nosso objetivo é desenvolver um produto que agregue sabor diferenciado”, ressaltou Cintia. No Paraná são 11 municípios com 12 grupos e mais de 360 cafeicultoras atendidas pelo projeto.

Segundo o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, o Encontro da Mulher Trabalhadora Rural é um momento especial dentro da Expo por reunir centenas de mulheres levando conhecimento e entretenimento.

“Reconhecemos a força e a importância da mulher do campo e nos sentimos felizes em ter essa oportunidade de realizar o encontro com nossos parceiros”, disse, enaltecendo o apoio da Emater e da Prefeitura.

O Encontro da Mulher Trabalhadora Rural começou com um café da manhã e encerrou com almoço especial. Palestras, oficinas, mimos e troca de experiências deram o tom do evento, já confirmado para a próxima edição da Expo

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Notícias Relacionadas