O recinto Pedro Lino Gaiari ficou tomado na manhã deste sábado (14) pelas 330 mulheres vindas de 22 municípios das regiões de Umuarama e Cianorte. Foi o 18o Encontro da Mulher Trabalhadora Rural.

“O encontro é sempre um grande sucesso e se tornou uma tradição na Expo Umuarama. Tivemos que fazer uma força tarefa para organizar tudo devido a grande quantidade de mulheres que apresentaram interesse em virem para cá”, disse José Antônio Duarte, chefe do núcleo regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento).

Umuarama se destaca dentro do agronegócio. O município é um dos maiores produtores de carne bovina do Paraná. “Hoje nos sentimos honradas por receber tantas mulheres fortes que movem a produção no campo”, ressaltou a primeira dama Dulce Maria Pozzobom.

O empoderamento da mulher e o seu papel no campo diante dos desafios do dia a dia foi assunto principal das anfitriãs do encontro, a exemplo de Madalena Viotto Gaiari, esposa do presidente da Sociedade Rural, Milton Gaiari.

“Sou esposa, mãe e produtora rural. Conheço exatamente a nossa importância como mulheres, porque fazemos toda a diferença em nossas família e no nosso trabalho”, destacou.

Na palestra do encontro o tema foi a produção de café especial com o projeto “Mulheres do Café”, desenvolvido pela Emater. Segundo a palestrante Cintia Mara, do setor de expansão da Emater, a produção do grão especial cresceu 30% no norte pioneiro do Paraná e vem se despontando com excelente potencial de negócio.

“Estamos falando de qualidade e não quantidade, nosso objetivo é desenvolver um produto que agregue sabor diferenciado”, ressaltou Cintia. No Paraná são 11 municípios com 12 grupos e mais de 360 cafeicultoras atendidas pelo projeto.

Segundo o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, o Encontro da Mulher Trabalhadora Rural é um momento especial dentro da Expo por reunir centenas de mulheres levando conhecimento e entretenimento.

“Reconhecemos a força e a importância da mulher do campo e nos sentimos felizes em ter essa oportunidade de realizar o encontro com nossos parceiros”, disse, enaltecendo o apoio da Emater e da Prefeitura.

O Encontro da Mulher Trabalhadora Rural começou com um café da manhã e encerrou com almoço especial. Palestras, oficinas, mimos e troca de experiências deram o tom do evento, já confirmado para a próxima edição da Expo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.