A Polícia Civil do Paraná alerta a população para um aplicativo fraudulento de celular, que pode resultar em cibercrimes. O nome do aplicativo é Covid-19 Tracker e promete acompanhar a evolução do vírus. Entretanto, após a instalação ele bloqueia o aparelho e exige um resgate de aproximadamente U$ 100 em moeda Bitcoin.
O convite para o download do aplicativo é realizado fora das plataformas oficiais (Google Play ou Apple Store). A orientação é para que usuários não instalem aplicativos que não sejam disponibilizados pelas lojas oficiais dos fabricantes de seus equipamentos móveis, sejam esses de sistema Android ou IOs.

A PCPR ressalta que, caso já o cidadão já tenha instalado o aplicativo e esteja sendo vítima do crime, deve entrar em contato por telefone com o Núcleo de Combate aos Cirbercrimes da PCPR no número 41 3304-6800.

O cidadão que deseja manter-se informado sobre a evolução e propagação do vírus, deve buscar informações em órgãos oficiais. No Paraná, acesse coranavirus.pr.gov.br.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.