sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Infectologista David Uip testa positivo para o novo coronavírus

Infectologista David Uip testa positivo para o novo coronavírus

Confirmação foi feita pelo governador João Doria, que informa também aguardar resultado

SÃO PAULO – Coordenador do Centro de Contingência de coronavírus no estado de São Paulo, o médico infectologista David Uip testou positivo para a Covid-19, de acordo com o resultado de um exame divulgado há pouco. Diante disso, o governador de São Paulo, João Doria, e o prefeito da capital, Bruno Covas, serão também submetidos ao teste. Eles estiveram com Uip contatos frequentes desde que a crise na saúde começou.

O infectologista tem 67 anos e ficará em isolamento domiciliar pelos próximos 14 dias.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Ele acordou com febre baixa e tosse na manhã desta segunda, e decidiu ir ao Hospital Sírio-Libanês, onde realizou o exame para o novo coronavírus.

David Uip é considerado um dos maiores especialistas do país em doenças infeccionas. É ex-secretário de Saúde de São Paulo e, desde o início da epidemia no Brasil, está à frente do Centro de Contingência que lidera o combate ao novo coronavírus no estado. Nesta manhã ele não participou da entrevista coletiva ao lado do governador e do prefeito.

Uip gravou um vídeo sentado no sofá de seu apartamento, na Zona Oeste de São Paulo, em que disse estar bem.

“Acabo de saber que meu exame deu positivo. Estou bem, febre baixa, tosse e repouso. Ficarei em quarentena por 14 dias. Espero voltar rápido às minhas atividades. Agradeço a solidariedade. Obrigado”, disse Uip nas imagens.

O governador João Doria postou no Twitter confirmando o teste positivo de Uip. Ele também informou que se submeteu ao teste e que divulgará assim que tiver o resultado.

“Informo que o resultado do exame do Dr. David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, deu positivo para Covid-19. Ele está isolado, passa bem e permanecerá em sua residência. Há pouco me submeti ao teste e, assim que obtiver o resultado, divulgarei”, escreveu Doria em sua conta na rede social.

Mais tarde, a prefeitura paulistana divulgou nota à imprensa informando que Covas também fará o exame. Ele sofre de um câncer e está sendo submetido a tratamento desde outubro. Até que seja conhecido o resultado do teste, o prefeito ficará isolado na prefeitura.

“O prefeito Bruno Covas, seguindo orientação da sua equipe médica, vai se submeter ao teste para verificar a COVID-19 e ficar isolado, trabalhando em seu gabinete, até que o resultado seja publicado”, diz a nota.

Covas mudou-se para a sede da prefeitura este mês por recomendação de seus médicos para ficar menos exposto ao risco de contaminação pelo coronavírus.

Fonte: O Globo

BANNER POSTO PEQUENO

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas