Nesta semana, o prefeito Celso Pozzobom e o presidente da Associação Médica de Umuarama, o pneumologista Ronaldo de Souza, concederam uma entrevista ao Programa do Tatu, na Tv Caiuá e informaram alguns dados sobre a estrutura da saúde em nossa cidade, principalmente, para atender casos de covid-19.

Segundo as informações fornecidas por eles, Umuarama dispõe de 968 leitos convencionais, sendo 780 pelo SUS. Já nas UTI’s, o número de leitos totalizam 40 unidades, mas há um estudo para aumentar 22, podendo então chegar à quantidade de 62 leitos.

Em relação aos respiradores e ventiladores mecânicos usados para o atendimento de problemas respiratórios e fundamentais para os casos graves de coronavírus, o município possui 30 aparelhos.

Analisando esses dados e comparando com a população de Umuarama conforme divulgado pelo IBGE, Umuarama dispõe de um leito de UTI para cada 2.788 pessoas e um respirador para cada 3.718 habitantes.

Se considerar todas as 21 cidades abrangidas pela 12ª Regional de Saúde e que usam a estrutura de saúde de Umuarama, os números são ainda mais preocupantes: um leito de UTI para cada 6.916 habitantes e um respirador para cada 9.222 pessoas.

Esses dados reforçam a importância de cumprir o isolamento social, conforme os decretos municipais, e ficarem em casa, saindo apenas quando necessário.

No último boletim divulgado na quarta-feira (25), Umuarama tem 39 casos suspeitos de coronavírus, sendo 4 internados e 35 em isolamento domiciliar. Como os exames levam de 7 a 10 dias para saírem, há previsão de que até o final da semana, sejam divulgados alguns resultados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.