Os estabelecimentos considerados não essenciais tiveram suas portas fechadas desde a última sexta-feira (20) após a divulgação de um Decreto Municipal para evitar a disseminação do coronavírus no município.

Na manhã desta quinta-feira (26) a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU) divulgou em suas redes sociais que a partir de 31/03 (próxima terça-feira), o comércio em Umuarama voltaria às suas atividades, pois o prazo do Decreto Municipal vigente se encerra no dia 30.

 

A publicação foi apagada, e em resposta, a Prefeitura Municipal de Umuarama divulgou uma nota esclarecendo sobre os decretos municipais, e quando realmente o comércio irá voltar ao atendimento normal. Veja abaixo o posicionamento da prefeitura.

“A Prefeitura informa que, conforme o decreto 069/2020, o comércio em geral deve permanecer fechado até a próxima segunda-feira, 30/03, com exceção dos setores considerados essenciais, que contam com regras específicas de funcionamento. O município não definiu, ainda, se o período de fechamento será estendido ou não, o que depende da evolução do quadro do coronavírus na cidade e região. Um novo decreto deve ser publicado nos próximos dias, revendo as medidas necessárias para o enfrentamento da pandemia. Ressaltamos que, os decretos publicados pela Prefeitura de Umuarama, se respaldam em legislaçao federal, assim como, atendem as orientações passadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.”

Na última quarta-feira (25), o prefeito Celso Pozzobom divulgou em vídeo a situação dos casos suspeitos de coronavírus em Umuarama. Dos 39 casos, 4 estão internados e 35 estão em isolamento domiciliar.

Hoje, às 14h será divulgado um novo boletim dos casos de covid-19 na cidade.

A orientação é que as pessoas respeitem os decretos municipais, pois infratores ainda continuam sujeitos à penalidades. Somente estabelecimentos considerados essenciais podem manter suas atividades, como supermercados, farmácias e postos de combustível. Outros estabelecimentos, podem trabalhar com atendimento interno e delivery, e outros devem permanecer fechados.

Fiquem em casa, e saiam somente quando necessário.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.