terça-feira, 16 abril 2024
UMUARAMA/PR

Segundo caso de coronavírus em Umuarama é uma jovem de 23 anos 

Segundo caso de coronavírus em Umuarama é uma jovem de 23 anos 

Conforme o último boletim da Secretaria de Saúde, Umuarama tem hoje 30 casos suspeitos em acompanhamento, 26 casos já foram descartados e dois confirmados, que somam 58 notificações.

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na tarde deste domingo, 29, o segundo caso positivo de Covid-19 em Umuarama. Uma mulher de 23 anos, atendida no Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia, no último dia 23, testou positivo para o coronavírus e o resultado do exame foi confirmado neste domingo. O caso é monitorado pela Secretaria de Saúde, que já orientou a paciente e seus familiares com recomendações para evitar o contágio de outras pessoas. Todos estão em isolamento domiciliar e o estado de saúde da paciente é considerado estável.

A confirmação de mais um caso de coronavírus chega em um momento em que uma parte da população de Umuarama dá claros sinais de relaxamento nos cuidados preventivos. A fiscalização imposta pelo município para notificar desobediências às determinações do decreto municipal que estabeleceu situação de emergência não tem dado conta de acompanhar todas as denúncias e reclamações de aglomerações.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

“Muitas famílias estão se confraternizando, se reunindo para churrascos, reunindo várias pessoas, crianças e idosos inclusive, e isso vai contra o grande esforço que temos feito para conter esse vírus”, lamentou o prefeito Celso Pozzobom.

O isolamento domiciliar é uma medida eficaz para reduzir a curva de contaminação. Porém, muitas pessoas ignoram a recomendação de ficar em casa e aproveitam os dias para passear, visitar familiares e até promover confraternizações. “Estamos colocando em risco todo o cuidado que a maioria da população tem tido. Os casos suspeitos estão aumentando, os positivos começaram a aparecer e a situação tende a se agravar nos próximos dias. Essa conduta inadequada das pessoas vai piorar ainda mais este quadro, apesar de tudo que temos feito para evitar o pior”, completou o prefeito.

Conforme o último boletim da Secretaria de Saúde, Umuarama tem hoje 30 casos suspeitos em acompanhamento, 26 casos já foram descartados e dois confirmados, que somam 58 notificações. Segundo a secretária Cecília Cividini, o município está apurando as circunstâncias para identificar como a mulher pode ter contraído coronavírus. “Todo o cuidado é pouco, tanto com esses positivados quanto com os demais suspeitos, até que cheguem os resultados dos exames. A situação é séria e pedimos que a população respeite as determinações dos decretos municipais. Isso é fundamental para mantermos o controle sobre essa pandemia aqui na cidade”, recomendou.

O prefeito Celso Pozzobom prorrogou o prazo de vigência das medidas de enfrentamento da epidemia do novo coronavírus (Covid-19). Em seu art. 3º, o novo decreto define que as proibições de funcionamento e restrições de abertura ao público, previstas no decreto 063/2020 (que estabeleceu situação de emergência) e no decreto 069/2020, “ficam prorrogadas até 5 de abril de 2020, devendo ser rigorosamente respeitadas até as 24 (vinte e quatro) horas de tal data”.

O decreto estendeu o período fechamento do comércio, indústria e setor de serviços – desde que não sejam atividades essenciais – até o domingo, 5/04. Contudo, o prefeito Celso Pozzobom disse que em breve pode ocorrer a liberação da abertura gradual de algumas atividades, conforme a evolução do coronavírus em Umuarama.

BANNER POSTO PEQUENO

 

Mais lidas

Homem morre em acidente envolvendo ônibus de Umuarama na PR-364

Um ônibus de Umuarama se envolveu em um acidente fatal com um veículo Fiat Palio...

Jovem assassinado a tiros em Mariluz é identificado

O jovem de 27 anos assassinado a tiros na madrugada deste domingo (14), em Mariluz...

Frio? Previsão do tempo para esta semana aponta mínima de 18ºC em Umuarama

A semana começou com um clima mais fresco, sol com muitas nuvens e chuvas passageiras...

Adolescente de 15 anos morre afogada em lago de propriedade rural em Alto Piquiri

Uma tragédia foi registrada neste final de semana no município de Alto Piquiri. Uma adolescente...

Notícias Relacionadas