quinta-feira, 18 abril 2024
UMUARAMA/PR

Estudantes de Engenharia podem participar do CreaJr-PR

Estudantes de Engenharia podem participar do CreaJr-PR

Programa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão e benefícios aos acadêmicos, como a oportunidade de conseguir uma vaga de estágio

Criado em 2005, o Programa CreaJr-PR segue o objetivo de aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências do Sistema Profissional Confea/Crea-PR (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná). A iniciativa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, sua estrutura e organização e incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável. Atualmente, são seis mil membros cadastrados no CreaJr-PR. No Paraná, os membros dirigentes dividem-se em oito Comissões Acadêmicas Regionais (CARs), conforme as Regionais Administrativas do Crea-PR. Os eventos geram horas complementares, importantes aos acadêmicos. Também há o memorial de experiências para emissão de registro de atividade técnico-acadêmica (RTA); e o banco de estágios, disponibilizado na área restrita do programa, para cadastro do currículo do estudante que será visualizado pelas empresas registradas no Conselho, entre outros benefícios. Na região Noroeste são sete instituições de ensino inscritas no programa, sendo apenas a Unipar (Universidade Paranaense) em Umuarama. Inclusive o coordenador regional do programa é um acadêmico da instituição de ensino, o Gabriel Sousa Prates, do oitavo período do curso de Engenharia Civil da Unipar. Prates assumiu a coordenadoria regional no início deste ano e conta que o principal desafio dos dirigentes atuais é incentivar os acadêmicos a participarem do programa. “Queremos incentivar os estudantes a conhecer o CreaJr-PR. Procuramos nos aproximar dos futuros profissionais, para saber o que eles almejam e o que o Conselho estabelece para as profissões”, detalha. Ele ainda relata que os cursos da Unipar apresentam o funcionamento do Sistema Confea/Crea, mas que muitos acadêmicos não sabem quais são as atribuições do Conselho. “A participação no programa ajuda a entender que o Crea-PR fiscaliza o exercício das Engenharias, Agronomia e Geociências”, justifica. O Engenheiro Civil Everlei Câmara, coordenador do curso de Engenharia Civil da Unipar, é um apoiador do programa na instituição de ensino. “A concepção do CreaJr-PR é extremamente benéfica para o acadêmico dos cursos de Engenharia. Comumente, o Engenheiro só começa a ter contato com o Conselho Profissional depois de formado. No Paraná, o contato é antecipado e os participantes conhecem antes as obrigações e direitos profissionais. Assim, conseguem inserir-se facilmente e exercer suas funções na sociedade”, avalia Câmara.

2
Professor Everlei Câmara, coordenador do curso de Engenharia Civil da Unipar: programa possibilita ao acadêmico a antecipação do contato com o Conselho Profissional, o que o permite conhecer obrigações e direitos, além de outros benefícios

O programa

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

O CreaJr-PR é aberto a todas as instituições de ensino paranaenses, tanto as de nível superior quanto as de nível tecnológico. Todos os estudantes de cursos relacionados ao Sistema Confea/Crea de instituições de ensino paranaenses, devidamente matriculados, podem participar, gratuitamente.

 Benefícios

Após cadastrar-se no CreaJr-PR, o estudante tem acesso à impressão online da carteira de membro do CreaJr-PR, aceita em algumas entidades de classe para conceder descontos em cursos que promovem; banco de estágios [constam as vagas de estágio ofertadas pelas empresas registradas no Crea-PR] – espaço para cadastrar o currículo do estudante e que as empresas poderão visualizar e também as vagas de estágio do CIEE; memorial de experiências [para emissão de RTAs]; publicação de artigos e trabalhos na Biblioteca Virtual do Crea-PR; e participação em reuniões e eventos do Crea-PR [sendo membro dirigente do programa], entre outros. 

Como participar

Os interessados podem acessar o Blog do CreaJr-PR (https://creajrpr.wordpress.com/) para obter mais informações sobre o programa acadêmico. Outros canais de comunicação são pelo facebook.com/creajrpr e no Instagram @creajrpr.

BANNER POSTO PEQUENO

 

Mais lidas

Mulher leva cadáver em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil em uma agência bancária

Uma mulher, identificada como Érika de Souza Vieira, foi detida na tarde desta terça-feira (16)...

Motorista morre esmagado pelo próprio caminhão que era guinchado na BR-376; entenda

O motorista de um caminhão que estava sendo guinchado morreu após ser esmagado pelo próprio...

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Rapaz sobrevive a atropelamento e tiros no PR; veja vídeo

Nessa segunda-feira (15), um atentado chocou os moradores de Foz do Iguaçu, do bairro Três...

Notícias Relacionadas