A substituição das aulas presenciais por aulas on-line na Universidade Paranaense tem provocado seus professores a buscar iniciativas criativas e construtivas para não comprometer a trilha de aprendizado dos alunos. E tem dado certo. Otimizando os recursos digitais de que dispõe na parceria firmada com o Google/Nuvem Mestra, a Instituição tem feito um trabalho exemplar também nesses dias de isolamento social para o combate da Covid-19. Com total apoio do Programa de Certificação Educador Google For Education, ligado à Reitoria da Unipar e à Diretoria Executiva de Gestão das Relações Trabalhistas, professores e tutores trabalham unidos para dar continuidade ao processo ensino-aprendizagem. São mais de 700 profissionais comprometidos com este objetivo.

A coordenadora do Programa de Certificação, professora Carla Zanfrilli Paganini, capacita o grupo, incentivando e repassando informações técnicas para preparação e realização das aulas que são ministradas on-line. Ela, que é Instrutora Certificada pelo Google for Education, também orienta sobre tutoriais, lives, aplicação de exercícios e outros tópicos ligados às aulas em ambiente digital (classroom). “Estou acompanhando em tempo integral e dando suporte técnico, bem como sanando dúvidas sobre o uso da ferramenta; nessas horas difíceis temos que nos reinventar, apoiados no conhecimento e no senso de solidariedade”, afirma a coordenadora.

O projeto Letramento Digital tem foco nas metodologias ativas que usam ferramentas do Google for Education, entre elas o Classroom. “Para manter a excelência no ensino, a Unipar sempre investiu na capacitação continuada de seu corpo docente, mas nos últimos anos tem ampliado os investimentos, buscando se alinhar às grandes universidades do mundo que aderiram aos meios digitais pedagógicos e se destacar também nesta área”, explica. Segundo ela, os resultados desta modalidade de ensino têm sido bons. “Nossos professores dizem estar gostando da experiência, porque os alunos estão correspondendo, o que nos leva a concluir que o feedback é positivo”, orgulha-se Carla, que também é coordenadora do programa de Certificação Educador Google for Education e Líder do GEG (Grupo de Educadores Google) de Umuarama/PR.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.