quinta-feira, 28 março 2024
UMUARAMA/PR

Chuva afeta obras de implantação do canal aberto no Bosque dos Xetá

Chuva afeta obras de implantação do canal aberto no Bosque dos Xetá

O trecho final da antiga tubulação em estrutura ármica se rompeu e uma erosão avançou por cerca de 20 metros, o que vai exigir um trabalho de recomposição por parte da empresa responsável pelo serviço.

As chuvas da última segunda-feira, 6, afetaram parcialmente a construção do canal de drenagem pluvial em execução no Bosque dos Xetá. O volume de águas pluviais que escoa da região central para o interior da mata carregaram parte considerável do aterro que protege as margens do canal e por pouco não atingiu o canteiro de obras.

O trecho final da antiga tubulação em estrutura ármica se rompeu e uma erosão avançou por cerca de 20 metros, o que vai exigir um trabalho de recomposição por parte da empresa responsável pelo serviço. O canal já teve o fundo do primeiro trecho concretado e os operários preparam as ferragens laterais para receber o concreto, enquanto outra frente avança nas escavações para o próximo trecho, além de aplicar pedra ‘rachão’ que será utilizada nas bases.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Durante as chuvas, vários galhos caíram e até árvores inteiras também foram arrancadas dentro do bosque, porém nenhum trabalhador foi atingido. Não houve grandes estragos na cidade, porém alguns carros foram atingidos por galhos enquanto muitas árvores caíram com a força dos ventos, atingindo a rede elétrica e derrubando alguns postes.

O canal é uma obra emergencial para eliminar um foco erosivo que vinha avançando dentro do bosque, em direção ao cruzamento das avenidas Castelo Branco com Parigot de Souza, após o rompimento de uma antiga tubulação ármica que recebe as galerias pluviais e grande parte da região central. “A água de toda a parte baixa do centro escorre para o Bosque dos Xetá. Em dias de chuva forte, o volume é impressionante e os estragos também, depois que as galerias antigas romperam”, explica o prefeito Celso Pozzobom.

Uma grande parte de um antigo aterro construído no local já foi levada pelas águas. “Antes que a situação fugisse ao controle decidimos construir esse canal”, explicou o prefeito. O projeto tem investimento de R$ 1 milhão 144 mil em recursos do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa). O canal tem formato trapezoidal em concreto armado, com 115,00 m de extensão, largura 8,88 m e altura de 2,50 m, e receberá um ramal de galerias pluviais de 84 m com tubos de 1,20 m para ampliar a captação pluvial na Av. Castelo Branco, próximo a Sala Até.

BANNER POSTO PEQUENO

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Dono de pousada quebra Ford Ranger, Fiat Toro e Ford Ecosport à marteladas em Porto Camargo

O proprietário de uma pousada no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, foi detido pela...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Notícias Relacionadas