sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Representantes das Igrejas Evangélicas participam de reunião na Amerios e vão reabrir as Igrejas

Representantes das Igrejas Evangélicas participam de reunião na Amerios e vão reabrir as Igrejas

Participaram o pastores Fabio Campos, Perci Fontoura, Nivaldo de Jesus Moreira, Ailton Galdino. As entidades religiosas precisam seguir um protocolo com 34 artigos,com normativas que poderão ser revistas a qualquer momento

O presidente da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) e Prefeito de Brasilândia do Sul Marcio Marcolino, se reuniu com representantes das igrejas evangélicas de Umuarama e região para definir a reabertura gradativa dos templos, seguindo as recomendações da saúde pública.

Participaram do encontro na Amerios, o presidente do conselho de Pastores de Umuarama, Pastor Fabio Campos, Perci Fontoura presidente da assembléia de Deus no Paraná e vice-presidente no Brasil, Pastor Nivaldo de Jesus Moreira, coordenador da 9ª região noroeste da Assembléia de Deus e Pastor Ailton Galdino, gestor financeiro da Assembléia de Deus.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

O encontro teve por finalidade a retomada dos cultos e reabertura das igrejas seguindo as orientações da Secretaria Estadual da Saúde. Marcolino informou que a Amerios esta aliada com o Governo do Estado e orienta os municípios a permitirem a abertura das igrejas dentro do regulamento do estado que traz uma série de restrições. Ficou acordado que as igrejas vão abrir os poucos amparados no decreto estadual.

E a medida estadual elaborada pelo centro de operações em emergências (COE), cria normas rígidas para o funcionamento das atividades em templos e igrejas.

As entidades religiosas precisam seguir um protocolo com 34 artigos,com normativas que poderão ser revistas a qualquer momento.

Entre as medidas, as igrejas precisam respeitar s orientações para preservação do afastamento entre os fiéis. De acordo com a resolução, no espaço destinado ao público deve ser observada a ocupação máxima de 30%, garantindo o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

Durante as celebrações devem ser disponibilizadas preferencialmente cadeiras e bancos individualizados, em quantidade compatível com o número máximo de participantes autorizados para o local.

No caso do uso de bancos coletivos,o móvel precisa ser reorganizado e demarcado, de forma a garantir o distanciamento.

Ainda segundo a normativa, as celebrações religiosas precisam evitar práticas de aproximações entre as pessoas e outras formas de contato físico, como dar s mãos, beijos, abraços, apertos de mãos, entre outro.

HIGIENIZAÇÃO

A normativa do estado exige também que os templos religiosos disponibilize condições para que as pessoas adotem a prática de higiene das mãos no local,posicionando frascos e dispensadores abastecidos com álcool 70% em pontos estratégicos de de fácil acesso aos fiéis.

Alem disso todos os fiéis,funcionários e colaboradores devem usar máscaras de tecidos recomendadas à população durante todo o período que estiverem fora de suas residências,mantendo seu uso durante as celebrações.

GRUPOS DE RISCOS

A secretaria da saúde orienta ainda que pessoas acima de 60 nos e do grupo de risco como: hipertensos,diabéticos,gestantes e outros devem permanecer em casa, acompanhando s celebrações por meios eletrônicos. O governo do estado reforça a recomendação do isolamento social, destacando que atualmente a melhor maneira de se prevenir a circulação do coronavirus. “É recomendado a população que realize seus atos religiosos em seus lares e residências, de forma individual ou em família”, destacou o texto da resolução.

Fonte: Portal Viola News

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Mulher grava vídeo para amante e sem querer envia para o grupo da família do marido; assista

A maneira de se comunicar sofreu profundas alterações desde o início do século XXI, ganhando...

Notícias Relacionadas