sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Site da Segurança Pública do PR passa a mostrar número de feminicídios

Site da Segurança Pública do PR passa a mostrar número de feminicídios

Informação era divulgada junto com os dados de homicídios e agora tem coluna específica no Relatório de Crimes Relativos à Mortes. Medida contribui para política de combate ao crime

O número de vítimas de feminicídios no Paraná passou a ser divulgado nesta quinta-feira (28) no site da Secretaria da Segurança Pública, no Relatório de Crimes Relativos à Mortes. A informação antes era divulgada junto com os dados de homicídios e agora tem uma coluna específica.

No relatório é possível ter acesso ao número de vítimas de feminicídio em cada um dos 399 municípios paranaenses e nos 75 bairros de Curitiba, além de saber em qual mês do ano foi a ocorrência. A natureza criminal, apesar de ter uma coluna específica, também está na contagem de número de homicídios dolosos.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

“Trabalhamos para ter cada vez mais transparência nas estatísticas, pois assim conseguiremos dar boas respostas à população paranaense. Estamos atendendo a uma demanda estatística crescente dos órgãos ligados à defesa da mulher e também da imprensa”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

O secretário ressaltou a importância da divulgação do número de forma pública no site. “O crime está mais em evidência devido às crescentes denúncias e só conseguiremos desenvolver mais políticas de combate com separação destes números dos de homicídios geral”, explica Marinho.

“Sabemos que a lei é recente e que os dados começaram a ser contabilizados de maneira diferenciada pelas forças policiais há pouco tempo. Assim, podemos ter informações mais concretas sobre o número de vítimas deste crime no Paraná”, completou.

ESTATÍSTICAS  Durante o primeiro trimestre deste ano foram registrados 23 feminicídios em todo o Estado, uma ocorrência a mais que o mesmo período do ano anterior.

O leve aumento (4,5%) se deve, segundo o secretário, a questão da precisão no preenchimento de dados. “Antes as informações eram divulgadas junto aos homicídios e o crime ainda entrava naquela contagem”, explicou.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – O secretário lembra que parte dos crimes de feminicídio pode ser consequência de violência doméstica. “Por isso, a Secretaria da Segurança incentiva constantemente as mulheres a denunciarem os casos às forças policiais, para que consigamos evitar reincidências ou crimes mais graves como o feminicídio”, afirma.

O canal oficial de denúncias da Secretaria é o Disque Denúncia 181 e a informação pode ser repassada de forma totalmente anônima. Se a situação for emergencial, o canal é o 190 da Polícia Militar, a qual vai enviar uma viatura ao local.

RELATÓRIOS – O Relatório de Crimes Relativos à Mortes é divulgado a cada trimestre no site da Secretaria da Segurança Pública em Gestão da Segurança – Centro de Análise, Planejamento e Estatística – Estatísticas.

Nesta parte do site também é possível ter acesso aos Relatórios de Crimes Relativos à Mortes dos anos anteriores e também ao Relatório Estatístico Criminal da Pasta, com informações sobre os crimes de furtos e roubos, por exemplo.

Confira o relatório AQUI.

Fonte: AENpr

Mais lidas

Motorista morre esmagado pelo próprio caminhão que era guinchado na BR-376; entenda

O motorista de um caminhão que estava sendo guinchado morreu após ser esmagado pelo próprio...

Menina de 3 anos é espancada e morta por não querer tomar banho

A menina Lara Emanuelly Braga, de 3 anos, que morreu com sinais de espancamento no...

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Notícias Relacionadas