quinta-feira, 28 março 2024
UMUARAMA/PR

Prefeitura de Umuarama repassará recursos da merenda a famílias de alunos mais carentes

Prefeitura de Umuarama repassará recursos da merenda a famílias de alunos mais carentes

Para receber o auxílio ‘Merenda em Casa’, os pais ou responsável legal deverão comparecer na unidade educacional onde seu filho estuda, no dia agendado, que será informado pelos gestores

Neste mês de junho, a partir do dia 15, a Secretaria Municipal de Educação de Umuarama vai repassar os recursos da merenda aos alunos da rede pública municipal cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A condição será aferida mediante inscrição da família em programas de assistência social (como o CadÚnico e Bolsa Família) ou pela demonstração de renda familiar de até dois salários-mínimos nacionais. As famílias enquadradas nestes critérios receberão R$ 23,02 por aluno, em razão do auxílio denominado “Merenda em Casa”.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

A secretária Mauriza de Lima Menegasso (Educação) explicou que a secretaria organizou-se para atender aos alunos mais vulneráveis da rede municipal. “Para definir o valor, realizamos uma média por aluno considerando o investimento com alimentação escolar em 2019”, disse. “Em abril o município distribuiu os alimentos que estavam em estoque. Em maio não houve repasse, por conta dos questionamentos da Justiça e agora faremos o pagamento em dinheiro referente aos meses de maio e junho no próximo dia 15”, acrescentou.

Os pais serão convocados a comparecer à escola onde o filho estiver matriculado conforme agendamento, para evitar aglomeração, e com todos os cuidados para evitar o contágio da Covid-19. “Na escola eles preencherão um cadastro e informarão a conta onde o dinheiro deverá ser depositado. Quem não tiver conta poderá sacar na boca do caixa, por meio de ordem bancária, nas agências da Caixa Econômica Federal”, explicou Mauriza. Para o saque será necessário apresentar CPF e documento com foto.

“Diante do cenário econômico atual, muitos pais e responsáveis legais tiveram suas rendas diminuídas ou até mesmo perderam os empregos, o que pode aumentar os cadastros de Bolsa Família e, com isso, ampliar o total de atendidos”, acrescentou. O auxílio emergencial oferecido pela Educação deve atingir R$ 345,5 mil, assegurando uma melhoria na alimentação das famílias em situação vulnerável de milhares de alunos da rede municipal.

Como a questão foi judicializada, pode haver alterações no repasse para os próximos meses, conforme eventuais decisões judiciais.

ORIENTAÇÕES

Para receber o auxílio ‘Merenda em Casa’, os pais ou responsável legal deverão comparecer na unidade educacional onde seu filho estuda, no dia agendado, que será informado pelos gestores. Pais que possuem filhos em duas unidades diferentes poderão realizar o cadastro em apenas uma delas. Se houver dúvida, deverão entrar em contato com os gestores da escola. Cada escola divulgará o cronograma de cadastro para o seu grupo de pais.

As datas limites são as seguintes:

Escolas – Infantil 4 ao 5º Ano

Quarta-feira (03/06) – Infantil 4 e Infantil 5

Quinta-feira (04/06) – 1º Anos, 2º Anos e EJA

Sexta-feira (05/06) – 3º Anos, 4º Anos e 5º Anos

Escolas – Berçário ao 5º Ano

Quarta-feira (03/06) – Berçário à Jardim, Infantil 4 e Infantil 5

Quinta-feira (04/06) – 1º Anos e 2º Anos

Sexta-feira (05/06) – 3º Anos, 4º Anos e 5º Anos

Centros de Educação Infantil – Berçário ao Infantil 5 (0 a 5 anos)

Quarta-feira (03/06) – Berçário à Jardim

Quinta-feira (04/06) – Infantil 4 e Infantil 5

Sexta-feira (05/06) – -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Centros de Educação Infantil – Berçário à Jardim (0 a 3 anos)

Quarta-feira (03/06) – Berçário à Jardim

Quinta-feira (04/06) – -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Sexta-feira (05/06) – -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Fonte: Prefeitura de Umuarama

BANNER POSTO PEQUENO

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Criança de 11 anos morre ao bater bicicleta em árvore

Uma tragédia foi registrada na manhã desta segunda-feira (19), em Mandaguaçu, cidade a 165 km...

Notícias Relacionadas