sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Justiça afasta Presidente da Câmara de Iporã, realiza busca e apreensão contra vereadores e prende Secretário de licitações

Justiça afasta Presidente da Câmara de Iporã, realiza busca e apreensão contra vereadores e prende Secretário de licitações

Três empresários tiveram a prisão decretada, além de suspensão de contratos

Em Iporã, noroeste do estado, foram deflagradas nesta terça-feira, 09 de junho, quatro operações pela Promotoria de Justiça. Quatro pessoas foram detidas — entre elas o Secretário Municipal de Licitações.

As operações, executadas com o apoio do GAECO de Cascavel e da Polícia Federal, resultaram no cumprimento de 24 (vinte e quatro) mandados de busca e apreensão, na suspensão de contratos do Município de Iporã com empresa investigada, na prisão quatro pessoas – dentre elas o atual Secretário de Licitações -, bem como o afastamento do cargo do atual Presidente da Câmara e de outros dois servidores.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

*Operação Voto Caro*
Atendendo a pedido da Promotoria Eleitoral de Iporã, a Justiça Eleitoral expediu oito mandados de busca e apreensão, cujo cumprimento se deu pela Polícia Federal, visando apurar a prática de crimes eleitorais ocorridos durante o pleito de 2016 (compra de votos). Foram alvos da Operação Vereadores no exercício do mandato.

*Operação Rescaldo*
Foram executados, com o apoio pelo GAECO de Cascavel, cinco mandados de busca e apreensão em investigação cível que apura a prática de atos de improbidade de Vereadores de Iporã, decorrentes de enriquecimento ilícito ante a evolução patrimonial incompatível com o trabalho exercidos pelos investigados.

*Operação Intermezzo*
A investigação apura a prática dos crimes de falsidade ideológica, organização criminosa e crime contra a lei de licitações, em prejuízo ao Município de Iporã. Com o apoio do GAECO de Cascavel, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
A decisão prolatada nessa operação determinou, ainda, a suspensão do exercício da função pública do atual Presidente da Câmara de Vereadores de Iporã e de outros dois servidores do Legislativo Municipal.

*Operação Overbooking*
A investigação apura a prática dos crimes de organização criminosa e crime contra a lei de licitações, em prejuízo ao Município de Iporã. Apoiado pelo GAECO de Cascavel, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.
A decisão prolatada nessa operação determinou, ainda, a prisão do atual Secretário Municipal de Licitações de Iporã e outras três pessoas, bem como a suspensão de contratos do Município de Iporã com empresa investigada.
Foi alvo de mandado de busca e apreensão e da proibição de contato com os investigados, ainda, o ex-Secretário de Licitações de Iporã, preso na Operação Cleptocracia, deflagrada em outubro de 2019.
A Operação Cleptocracia, promovida pelo GAECO de Cascavel e pela Promotoria de Justiça de Iporã, revelou a existência de organização criminosa dedicada à prática de crimes licitatórios, corrupção passiva, falsidade ideológica e peculato no Município, resultando no afastamento do Prefeito e da Procuradora até então em exercício, na prisão de 05 (cinco) pessoas, no cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão pelo Paraná e na suspensão de contratos de 12 empresas investigadas.

BANNER POSTO PEQUENOde

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas