quinta-feira, 18 abril 2024
UMUARAMA/PR

Soldado morto em Guaíra recebe homenagem

Soldado morto em Guaíra recebe homenagem

Solenidade foi em Brasília e Paraná foi representado pelo secretário da Segurança Pública. Soldado atuava em operação de combate às drogas e contrabando.

O soldado do Exército Daniel Henrique Trarbach Engelmann, morto em combate em maio deste ano, em Guaíra, no Oeste do Paraná, foi homenageado nesta quinta-feira (25), em Brasília. A solenidade teve a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça. O Paraná foi representado pelo secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. Na cerimônia, também foi criada a Galeria de Heróis do Programa Vigia, onde ficarão quadros de homenagens a combatentes mortos.

No dia 10 de maio, o soldado atuava na Operação Hórus (que faz parte do programa Vigia), no Rio Paraná, em Guaíra, quando uma embarcação clandestina atingiu o barco em que ele e os outros dois representantes do Exército estavam. O corpo foi resgatado cinco dias depois.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

ATUAÇÃO – O Programa VIGIA, em que as forças atuavam no momento do incidente, é coordenado pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e é composto por representantes das forças de segurança estaduais e federais. “A integração é essencial para o bom desempenho dos trabalhos. O programa Vigia é um bom exemplo disso, conta com representantes de várias forças para o combate ao crime organizado”, disse o secretário.

A operação Hórus, que apresenta constantemente resultados bons no combate ao crime, faz parte do programa Vigia. “Apreendendo drogas e contrabando, a operação também é um ótimo reforço para a segurança na região de fronteira”, afirmou Marinho.

De acordo com balanço da Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram apreendidos no Paraná, durante o primeiro ano da Operação Hórus, mais de 56 toneladas de drogas, 413 veículos e 93 embarcações.

As informações são correspondentes ao período de maio de 2019 até o início de junho de 2020. Segundo o próprio levantamento, as ações da Operação Hórus colaboraram para evitar um prejuízo de R$ 193 mil aos cofres públicos.BANNER POSTO PEQUENO

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Imagens fortes: Gato de estimação é decapitado vivo em bairro de Umuarama

Um gatinho de aproximadamente 5 meses foi decapitado vivo na noite e quarta-feira (14), em...

Mulher grava vídeo para amante e sem querer envia para o grupo da família do marido; assista

A maneira de se comunicar sofreu profundas alterações desde o início do século XXI, ganhando...

Notícias Relacionadas