sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Umuarama completa 65 anos sem festa, mas com motivos para comemorar

Umuarama completa 65 anos sem festa, mas com motivos para comemorar

O prefeito deixa uma mensagem de solidariedade para a população e o compromisso de honrar a história de Umuarama com um bom trabalho.

No momento em que o país enfrenta talvez o seu pior desafio na área de saúde, encarando uma pandemia com reflexos pesados na economia e na vida das pessoas, Umuarama completa o 65º de fundação nesta sexta-feira, 26 de junho, com a esperança de que tudo vai ficar bem em breve. Não haverá programação festiva, pois as aglomerações estão proibidas por um bem maior, que é a saúde da população. Mas mesmo no isolamento dos seus lares os umuaramenses têm muitos motivos para sorrir, pois a Capital da Amizade segue firme, cresce, se desenvolve e a cada dia vai se tornando um lugar ainda melhor para se viver.

Quando o vírus for vencido, o desenvolvimento retomará a velocidade que vinha experimentando nos últimos anos, quando Umuarama recebeu o maior volume de investimentos públicos de sua história em obras de infraestrutura, serviços e apoio ao setor produtivo, o que ficou evidente não apenas na sede, mas também nos seus distritos – Lovat, Serra dos Dourados, Santa Eliza, Roberto Silveira e Vila Nova União.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

As perspectivas são muito boas em todos os setores, mas alguns se destacam – como a construção civil. Apesar da crise provocada pela pandemia, a economia dá claros sinais de recuperação. Pelo quinto mês consecutivo, a Diretoria de Planejamento Urbano registrou em maio último aumento na aprovação de projetos para novas obras. O relatório mensal apontou a liberação de mais de 25 mil m² de construções no mês passado – o melhor desempenho mensal do ano e o maior volume de projetos para maio nos últimos seis anos.

Os números mostram clima de confiança no crescimento da cidade e melhoria na renda da população, que tem buscado o crédito e apostado na casa própria. A construção em alta movimenta vários segmentos da economia, como material de construção, acabamentos, decoração, móveis e eletrodomésticos, além de gerar empregos. Para o prefeito Celso Pozzobom, o emprego tem sido mantido apesar do momento difícil e as perspectivas são animadoras.

O comércio e o setor de serviços são os maiores geradores de emprego em Umuarama, com cerca de 20 mil postos de trabalho. Mas a indústria também tem um volume considerável – são mais de 5 mil empregados – que vai crescer ainda mais com o início das atividades do frigorífico de frangos da Plusval, nas antigas instalações da Averama.

“Essa parceria vai gerar milhares de empregos, tributos para o município, renda para os produtores rurais com barracões de frangos, movimentará o nosso comércio e deve aquecer o setor imobiliário. E certamente atrairá outros investimentos para o município, levando o nome da cidade junto com os produtos que serão comercializados no país e no exterior”, pontuou o prefeito. “Em breve também teremos um grande shopping gerando centenas de empregos no comércio e atraindo consumidores de toda a região para movimentar ainda mais a nossa economia”, acrescentou.

ATUAÇÃO FIRME

Esse cenário positivo é consequência do otimismo que a cidade vive nos últimos anos, com o importante papel do poder público investindo pesado na melhoria da infraestrutura urbana. “São mais de R$ 90 milhões aplicados nos mais diversos setores, finalizando obras inacabadas de gestões passadas e novas realizações”, disse Pozzobom.

Nos últimos anos a população viu a Prefeitura recuperar quilômetros de asfalto, pavimentar estradas rurais, construir avenidas e pontes tanto na cidade quanto nas estradas, favorecendo o transporte da produção agropecuária), construir, reformar e ampliar postos de saúde, escolas municipais e creches em todos os bairros e distritos, melhorar as condições de tráfego e mobilidade urbana, reduzindo o número de acidentes e vítimas do trânsito, e a drenagem pluvial em várias regiões da cidade – inclusive dentro do Bosque dos Xetá.

A saúde teve atenção especial e ganhou um novo pronto antedimento 24h, unidades bem estruturadas e mais recursos humanos, que permitiram controlar a pandemia com o mínimo de casos positivos e perdas humanas em relação a outros municípios do mesmo porte. A assistência social tem conseguido socorrer famílias em situação de vulnerabilidade, que perderam emprego e renda com a crise. “A estratégia foi acertada, bem como a rapidez com que implementamos medidas de prevenção e combate à disseminação do coronavírus”, comentou.

CIDADE NÃO PAROU

“O planejamento que fizemos para a gestão acabou sendo afetado pela pandemia, mesmo assim conseguimos manter a maioria dos investimentos que estavam contratados para a cidade não parar. Este empenho tem feito a diferença na esperança da população, que assim como nossa equipe trabalha para superar essa dificuldade o quanto antes e seguir ainda mais forte”, reforçou.

O prefeito deixa uma mensagem de solidariedade para a população e o compromisso de honrar a história de Umuarama com um bom trabalho. “Passei a maior parte da minha vida aqui na cidade, participando desses 65 anos de avanços e crescimento. Parabenizo a todos que participaram dessa história, como protagonistas ou expectadores, e que fizeram – cada um à sua maneira – a Capital da Amizade ser o que é, hoje. Não podemos festejar esse aniversário, mas a população deve se alegrar e pode contar com o total empenho desta gestão para vencer o desafio e garantir que nossa querida cidade continue firme nos caminhos do desenvolvimento. Parabéns, Umuarama!”, completou Celso Pozzobom.

BANNER POSTO PEQUENO

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas