Construir uma carreira profissional de sucesso é o objetivo de todos os estudantes que ingressam em um curso superior. Mas para alcançar esse propósito é preciso disciplina, determinação e foco. É o que afirma a enfermeira Viviane Herrera, hoje diretora da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, entidade que abrange 21 municípios da região noroeste.

Ex-aluna do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense, a profissional de saúde começou a trilhar sua trajetória de sucesso na própria Unipar, assim que terminou sua graduação, em 2008. “Em 2009, exerci a função de RT [responsável técnica], acompanhando o trabalho dos acadêmicos do 5º ano na UBS/CSE [Unidade Básica de Saúde/Centro de Saúde Escola] e orientando nos estágios. Dois anos depois, fui convidada para assumir a chefia da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde e o projeto de implantação do Samu Macronoroeste, considerado o maior em número de municípios do Paraná”, conta a enfermeira. Em 2013, após a inauguração do Samu, a egressa da Unipar foi contratada para ser coordenadora de Enfermagem do órgão de saúde, no qual ficou até 2015.

Viviane Herrera atuando no Saúde da Família

Aprovada no concurso público de Umuarama, passa a atuar no setor Saúde da Família. “Depois, foi convidada pela Regional de Saúde para o cargo de chefia da seção de Atenção Primária à Saúde. Já no final de 2017, retornei à Secretaria de Saúde do município como coordenadora de Saúde da Família”, relata a ex-aluna.

O convite para assumir a direção da 12ª Regional de Saúde do Estado veio dois anos depois. “Como diretora tenho a função de coordenar, acompanhar e avaliar todo o processo de implantação e execução dos projetos e programas da Secretaria Estadual de Saúde no âmbito regional”, informa. Na função, também acompanha as atividades das divisões e seções juntos às cidades que integram a regional, fazendo a articulação entre Estado e municípios. Segundo ela, essa sucessão de conquistas resulta do alinhamento entre os conhecimentos técnicos adquiridos e aprimorados e a bagagem de experiências em gestão que constrói, dia a dia.

Ex-aluna da Unipar com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto

“Venho de uma família humilde e trabalho desde os meus 14 anos. Para estudar, não pude contar com o apoio financeiro dos meus pais, mas sou eternamente grata a eles por terem me dado o melhor de mim, que é a educação, o respeito e os valores. E para chegar aonde cheguei tive que batalhar muito!”, orgulha-se.

Unipar como referência

Formar profissionais competentes e conscientes de seu papel é a missão cumprida à risca pela Universidade Paranaense, que se orgulha dos passos trilhados por seus ex-alunos, comemorando a conquista de todos aqueles que se destacam na profissão e acabam servindo de exemplo para os estudantes que estão na graduação.

“Saí da Unipar muito satisfeita com o aprendizado que adquiri, pois a Unipar oferece professores com vivência, infraestrutura diferenciada, estágios supervisionados com profissionais qualificados na área de atuação, além de uma grade curricular de excelência”, elogia a ex-aluna e diretora da 12ª Regional de Saúde. E seus planos para o futuro incluem a Unipar: “Quero retornar à Universidade, dar continuidade à carreira acadêmica, fazendo cursos de aperfeiçoamento porque sonho em ser professora da Instituição… Penso que será um grande prazer poder contribuir com a formação dos estudantes, dividindo as tantas experiências que adquiri nesta caminhada tão bem-sucedida”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.