A Somar Meteorologia informa que a formação de um ciclone extratropical no interior da América do Sul e que se aproxima do Brasil deve trazer temporais, ventania, queda de granizo e descargas elétricas ao Sul do Brasil, principalmente nesta terça-feira (30/6).

A meteorologista Desirée Brandt explica que há expectativa de chuva volumosa no Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná, com acumulados de 100 milímetros, 70 milímetros e entre 30 a 40 milímetros, respectivamente. Há também alerta para ventos fortes, com rajadas acima de 100 quilômetros por hora, nos três Estados.

O episódio também conhecido como “bomba meteorológica” ou “ciclone bomba” ocorre quando a pressão atmosférica no centro de um ciclone cai em média 1 hPa por hora em 24 horas, ou seja, no mínimo 24 hPa em 24h.

Esse tipo de fenômeno, ciclone bomba, é comum no inverno e sempre ocorre no Norte da Europa e no Nordeste dos Estados Unidos, onde recebe o nome de Nor’Easter. São estes ciclones que “sugam” ar muito frio e trazem queda de temperatura. Por isso, esfriará muito na quarta-feira.

Onda de frio

Após a passagem desse ciclone extratropical, uma massa de ar polar que avança pelo Sul derruba as temperaturas no próximo fim de semana. “A sexta-feira deve ser o dia mais gelado pelo avanço dessa massa e o risco de geada é maior no Sul”, conta Desirée.

No alto da serra de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as temperaturas devem ficar abaixo de 0ºC. Já do Rio Grande do Sul, a metade Sul do Paraná, há expectativa de temperatura abaixo de 3ºC, com potencial para geada ampla.

A partir do dia 20, uma nova massa de ar polar volta e deve derrubar as temperaturas, com possibilidade de novas geadas.

Fonte: Alto Uruguai com informações da SomarMeteorologia e CanalRural

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.