Além de flagrar motoristas infratores, as câmeras que fiscalizam avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres nos semáforos de Umuarama tem possibilitado à polícia e à Guarda Municipal de Umuarama recuperar veículos furtados ou roubados na cidade. Os equipamentos contam com leitura de placas por OCR, com dados armazenados em central na GMU e compartilhados com as polícias Civil e Militar.

Como exemplo da eficiência do sistema, um veículo pertencente a uma servidora municipal foi recuperado cerca de 20 minutos após ter sido furtado na frente da Prefeitura, no início da tarde desta quarta-feira, 9, e o ladrão acabou detido.

No instante em que o furto foi percebido, o veículo passava pelo semáforo no cruzamento da Avenida Dr. Ângelo Moreira, na Praça Oscar Thompson, próximo ao Hospital Cemil, e foi flagrado por uma câmera que monitora o trânsito local com o reconhecimento óptico de caracteres (OCR). Minutos depois a equipe Rotam do 25º Batalhão da Polícia Militar conseguiu interceptar o veículo ainda no perímetro urbano de Umuarama e prender o suspeito do furto.

Neste caso a rapidez no alerta do furto fez a diferença. Por estar na Prefeitura no momento em que a servidora deu falta do carro, a diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, repassou os dados por aplicativo de mensagens em um grupo de segurança pública e as imagens do veículo em trânsito orientaram as buscas, possibilitando e recuperação e prisão do suspeito, instantes depois. “A troca rápida de informações, a agilidade da polícia e o direcionamento dado pelo sistema foram fundamentais para que a servidora tivesse o seu carro de volta em pouco tempo, livrando-se do prejuízo, e a polícia tirar de circulação um homem suspeito de furtar veículos”, disse.

Para o prefeito Celso Pozzobom, este foi um investimento importante realizado pelo município, pois aumenta o nível de segurança. “Além de permitir a recuperação do bem, como neste caso, o sistema torna a cidade mais segura por desencorajar a ação dos criminosos. As câmeras aumentam consideravelmente as chances de ladrões serem flagrados nos delitos”, apontou.

O secretário municipal de Defesa Social, Valdecir Gonçalves Capelli, informou que em breve a Umutrans vai instalar mais quatro “Anjinhos” em locais de grande movimento na cidade, ampliando a cobertura do sistema no perímetro urbano. Para ele, o benefício não se restringe apenas ao trânsito, mas à segurança pública como um todo, por isso o sistema merece ser expandido.

De acordo com ofício enviado à Umutrans pela 7ª Subdivisão Policial, cerca de 70% das recuperações de veículos furtados ou roubados na cidade contam com apoio do sistema de monitoramento que tem câmeras instaladas em vários semáforos e também nos ‘anjinhos’ – os dispositivos eletrônicos de fiscalização educativa para o trânsito, que alertam os motoristas sobre excesso de velocidade e ‘parabenizam’ os bons condutores

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.