sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Estão abertas as inscrições de agricultores para Programa de incentivo à produção de mamão

Estão abertas as inscrições de agricultores para Programa de incentivo à produção de mamão

A ação é destinada aos agricultores familiares do município. De acordo com a prefeitura, a cultura tem demonstrado viabilidade e boas possibilidades de lucro em projeto-piloto, já em execução.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama está com inscrições abertas para o Programa de Desenvolvimento da Cultura do Mamão, destinado aos agricultores familiares do município. Os interessados deverão participar de um processo de seleção preparado pela secretaria. A cultura tem demonstrado viabilidade e boas possibilidades de lucro em projeto-piloto, já em execução no município.

As inscrições serão recebidas até o próximo dia 17. O programa conta com o apoio da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), que reúne o Iapar e a Emater. No projeto-piloto para produção de mamão formosa, a Prefeitura adquiriu sementes de alto padrão e cultivou cerca de 5 mil mudas, que foram divididas em lotes e distribuídas a sete agricultores familiares de diferentes regiões do município.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

As mudas foram plantadas em fevereiro deste ano, parte delas em consórcio com outras culturas, como batata-doce, milho e nas entrelinhas do café. Com o acompanhamento técnico e o manejo correto, o desenvolvimento tem sido satisfatório. A expectativa de produção é de 40 a 50 toneladas por hectare. O prefeito Celso Pozzobom e o diretor de Agricultura e Pecuária da Prefeitura, Vinícius Chimenez, têm visitado propriedades que fazem parte do projeto.

Graças ao clima e solo da região, e também aos cuidados dos agricultores – inclusive com irrigação diária – as mudas crescem rapidamente e já estão com frutos em desenvolvimento. “A expectativa é de colheita farta, entre os meses de outubro e novembro”, disse Vinícius Chimenez. Ele explica que o município incentiva a fruticultura nas pequenas propriedades por conta das facilidades no manejo e dos bons resultados.

“Neste projeto, auxiliamos os produtores com a mecanização e preparação da terra, aplicação de calcário, fosfatagem e também com as mudas. Eles precisam implantar irrigação e cuidar do manejo, que é fundamental para o sucesso do cultivo”, informou o diretor. Os interessados em participar do programa do mamão devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, pelo telefone (44) 3621-4141, ramal 124

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas