Gestores educacionais de Umuarama participam de um treinamento direcionado à construção de uma nova mentalidade para a gestão na área educacional. O curso é ministrado a distância e envolve diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, equipes técnicas e administrativas da secretaria que já realizaram dez encontros formativos baseados em cinco eixos fundamentais.

“O conteúdo envolve conexões teóricas e práticas. Os módulos foram organizados de forma que o participante desenvolva um processo de autoconhecimento com mapeamentos e ferramentas de mentoria e coaching, para depois atuar junto às suas equipes”, explicou a secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, ao lado do prefeito Celso Pozzobom, que prestigiou uma aula do curso em seu gabinete e parabenizou os gestores pela participação e aprendizado.

Nos encontros, os participantes compartilham vivências e trocas de experiências online, conhecendo e se apropriando de modernas técnicas de gestão de processos e recursos tecnológicos. “Tivemos a oportunidade de refletir sobre práticas profissionais e buscar um novo alinhamento em equipe. Muitas conexões foram feitas no nível pessoal e profissional”, comentou Patricia Abucarma coordenadora pedagógica da SME.

O programa terá ainda mais dois encontros, em setembro e outubro, para consolidar os processos de autodesenvolvimento e solucionar dúvidas, após um período prático. “Os participantes se envolveram de forma intensa e se desafiaram em seu propósito e objetivo. Os resultados estão na forma como compreendem a gestão escolar e a gestão de sua própria jornada”, acrescentou Mauriza.

A instrutora Angelica Domingues atua em processos de desenvolvimento humano com a missão de transformar positivamente as vidas dos participantes. Com metodologia própria, capacita líderes e equipes aos desafios da educação socioemocional no mundo moderno. Gestora educacional experiente, atua há 23 anos em equipes que geram transformação social como o Clube do Saber (realizado pela Secretaria de Educação de Umuarama); AES Eletropaulo nas Escolas; Casa de Cultura e Cidadania; Programa Nossas Crianças (Fundação Abrinq).

CONTEÚDOS

O curso teve 10 encontros de quatro horas com média de 85 participantes (totalizando 3.400 horas), cinco blocos de conteúdos, 38 temas, quatro vivências em grupo, utilização de ferramentas digitais como Zoom, Google Meets, WhatsApp, Mentimeter, Padlet e YouTube, além de dez ferramentas de autoconhecimento.

Reuniu equipes técnicas de todas as escolas da rede municipal, com acompanhamento integral da Secretaria de Educação – são 41 unidades escolares –, com resultados futuros para 9.115 alunos de 472 turmas – ou seja, potencial para impactar a vida de mais de 36 mil pessoas (entre alunos, gestores e familiares beneficiados com o aprendizado, em dez grupos de trabalho a distância.

Entre os participantes a avaliação foi bem positiva, conforme os depoimentos: “Passamos a ver a gestão escolar de outra forma, com ponto de vista mais harmonioso”; “Um levantamento detalhado dos pontos de desenvolvimento beneficia cada equipe de gestão”; “Experimentamos mudanças de área profissional”; e “acolhimento de novos membros no treinamento”.

“Tudo isso resultou no autoconhecimento e domínio sobre ferramentas para planejamento, contato com ferramentas digitais, mudança de mentalidade e mudança de produtividade. O treinamento certamente refletirá no desempenho das instituições, especialmente após o retorno das aulas presenciais após a pandemia”, completou a secretária da Educação, Mauriza Menegasso.

MÓDULOS E OBJETIVOS

Eixo 1 – Valores institucionais: Alinhamento de valores corporativos e pessoais; Determinando valores socioemocionais; Formando uma Equipe de Valor; Projetos que geram capital social

Eixo 2 – Relacionamentos positivos: Relacionamentos pessoais e corporativos; Pense “Ganha – Ganha”; Vivências positivas de alta produtividade; Escolha a equipe que você quer Ser.

Eixo 3 – Responsabilidade social: Desenvolvimento Social Sustentável; Compromisso ambiental e realidade local; Justiça social e as redes de atendimento e proteção; Alianças integradoras – Comunidade, Escola e Sociedade

Eixo 4 – Gestão eficaz: Gestão Empreendedora; Gerenciamento do tempo individual e corporativo; Ferramentas de gestão estratégica; Avaliação de resultados

Eixo 5 – Educação Socioemocional: BNCC e a Educação Socioemocional; Educação Socioemocional na Educação Infantil; Educação Socioemocional no Ensino Fundamental; Pilares da Educação Socioemocional moderna; e Teoria e prática pedagógica na Educação Socioemocional.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.