quinta-feira, 18 abril 2024
UMUARAMA/PR

Ambulatório para síndromes gripais já atende em novo endereço em Umuarama

Ambulatório para síndromes gripais já atende em novo endereço em Umuarama

O novo espaço fica na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, próximo da delegacia.

O Ambulatório de Síndromes Gripais, que por meses atendeu pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus em uma tenda ao lado do Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia, já atende em novo endereço. Graças a uma parceria entre a Prefeitura e a Viação Umuarama, um espaço na parte administrativa da antiga garagem do transporte coletivo urbano foi cedido sem custos para a Secretaria Municipal de Saúde, que realizou as adequações necessárias e uma completa pintura.

A transferência para o novo espaço – que também fica na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, próximo da 7ª Subdivisão Policial (SDP) – ocorreu na tarde da última terça-feira (28), quando o atendimento foi temporariamente transferido para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A tenda já foi desativada, encerando-se o período de locação.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Ao final da tarde, a equipe de médicos e enfermeiros passou a atender no novo ambulatório, concebido para separar as pessoas com suspeita de Covid-19 dos demais pacientes atendidos nas unidades de saúde, como estratégia de prevenção e enfrentamento da pandemia. A administração municipal agradece a solidariedade da Viação Umuarama, que cedeu aquela estrutura para a saúde do município possibilitar um atendimento mais adequado à população.

O ambulatório atende pacientes com síndromes gripais e suspeita de infecção pelo vírus, mas a secretária de Saúde do município, Cecília Cividini, alerta para os cuidados preventivos e lembra que as pessoas só devem buscar atendimento se tiverem sintomas claros da doença. “Não podemos nos esquecer que o uso da máscara é obrigatório e a população não pode relaxar nos cuidados pessoais, como higienização constante das mãos e objetos de contato (como maçanetas)”, recomenda.

Além disso, continua, “não devemos compartilhar objetos pessoais (como telefone, smartphone, teclado de computador, canetas e copos) e evitar abraços, apertos de mão e aglomerações. É fundamental evitar ao máximo o contato com outras pessoas e manter o distanciamento social, para nossa própria saúde e dos nossos familiares e colegas de trabalho”, finalizou Cecília.

ATUALIZAÇÃO

Na tarde desta quarta-feira, 29, mais oito casos de Covid-19 foram anunciados pela Secretaria de Saúde em Umuarama, elevando para 603 o total de positivados para coronavírus. Os novos casos são quatro homens com idade entre 17 e 50 anos e quatro mulheres (de 37 a 59 anos). Desse total, 338 pessoas já se recuperaram, 246 permanecem em isolamento domiciliar e nove estão internadas em enfermarias e leitos de UTI.

A cidade tem ainda 909 pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus, das quais 905 estão isoladas e quatro hospitalizadas (uma delas em UTI). Dez óbitos causados pela doença também já foram confirmados pela Secretaria de Saúde, que soma um total de 3.552 notificações; 2.040 casos suspeitos já foram descartados.

O índice de ocupação de leitos de UTI continua elevado – do total de 20 leitos disponíveis na rede SUS, 16 estavam ocupados nesta quarta (80%) por pacientes positivos para Covid-19 ou com suspeita da doença, provenientes dos 21 municípios da área de abrangência da 12ª Regional de Saúde. Das 40 enfermarias nos dois hospitais de referência (Uopeccan e Cemil), 15 estavam ocupadas (37,5%).

Mais lidas

Dono de pousada quebra Ford Ranger, Fiat Toro e Ford Ecosport à marteladas em Porto Camargo

O proprietário de uma pousada no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, foi detido pela...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Homem que teve pênis amputado pela ex-companheira reata com ela

O frentista Gilberto Nogueira de Oliveira, de 39 anos, teve o pênis amputado pela companheira, a...

Notícias Relacionadas