Os ataques de estelionatários pela internet ou por mensagens falsas são constantes, golpistas enviam essas mensagens que se passam por comunicação oficial do Sicoob (ou outro site popular), solicitando informações sobre os dados bancários da pessoa. Os anúncios são sempre tentadores, mas cheios de oportunidades ilusórias, é preciso ter muita atenção para não cair nestes golpes.

O Sicoob não entra em contato com cooperados solicitando atualização de segurança, liberação de dispositivos ou favorecidos em sua conta e destacamos algumas medidas de prevenção à fraude para ajudar você a abrir os olhos e não a carteira. Todo cuidado é pouco quando falamos em:

Atualização de segurança: O Sicoob nunca liga solicitando acesso a sites ou envia links para instalação ou atualização de segurança, ou solicita informações sobre sua conta, senhas, ou liberação de dispositivo. Por isso, tenha cuidado com ligações recebidas.

E-mail com desconto: desconfie das ofertas mirabolantes que chegam a sua caixa de entrada. Antes de abrir ou clicar em algum link, verifique a veracidade das promoções e a reputação da empresa.

Internet banking: ao entrar no internet banking, verifique sempre a data do seu último acesso e o cadeado ao lado da URL.

Mensagem falsa: não solicitamos nenhum tipo de atualização por e-mail nem por SMS. Caso receba alguma mensagem falsa, denuncie.

Boleto: suspeite de boletos com propostas de desconto. E, antes de confirmar qualquer pagamento, verifique os dados do beneficiário, seja pessoa física, seja jurídica.

Caixa eletrônico: não aceite ajuda de estranhos e redobre a cautela no período noturno. Caso precise de auxílio, procure sempre um atendente da cooperativa.

Cartão: Vai fazer compras online? Não informe os dados do seu cartão em sites desconhecidos. Em caso de perda ou roubo, procura a sua cooperativa imediatamente.

Contato telefônico: se precisar falar com a gente por telefone, dê sempre preferência aos números oficiais da aba “Fale Conosco” no nosso site.

Existem outras formas de precaução: não deposite ou transfira dinheiro a desconhecidos, não acredite em pessoas que oferecem crédito fora da sua cooperativa e fique sempre alerta aos procedimentos de segurança disponíveis em www.sicoob.com.br/seguranca. Ou em caso de dúvidas, compareça até sua cooperativa e fale com seu gerente.

A maneira mais fácil de evitar os golpes é a prevenção e o conhecimento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.