Ao assumir a gestão da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Oeste, em junho de 2018, a prefeita Helena Bertoco deparou-se com um cenário financeiro deprimente, segundo conta a atual secretária de finanças Rosana Jesus de Souza, que participou do processo inicialmente enquanto funcionária de carreira.

Além do Município encontrar-se quase sem arrecadação, devido à ação popular que derrubou a correção dos valores de IPTU, a folha de pagamento estava inflada com índice de 62%, ultrapassando o limite permitido por lei, as dívidas assolavam a prefeitura com bloqueios judiciais, até mesmo contas básicas como de energia, água e telefone, não eram pagas.

A maior dificuldade encontrada pela gestora, era o total descrédito em que a prefeitura estava perante fornecedores e empresários. “Não conseguíamos comprar nem o essencial para a manutenção das escolas, postos de saúde, pois não tínhamos crédito. A partir daí a prefeita realizou um trabalho individual, reunindo-se com empresários locais, dando sua palavra para conseguir efetuar as compras essenciais e traçar um plano de pagamento”, afirmou Rosana.

A partir deste compromisso, a prefeita Helena adotou uma série de medidas de economia para a retomada das finanças públicas, dentre elas o corte de pessoal, aproveitamento servidores concursados em cargos comissionados de chefia e assessoramento, implantação do Centro de Distribuição Municipal (Almoxarifado Central). Outro remédio amargo tomado pela gestora, foi o corte de diárias e redução do salário de secretários e demais cargos de chefia, inclusive dela própria.

Diante do plano econômico, a prefeita Helena passou a busca por recursos junto aos deputados e senadores, traçando estratégias para aumentar a arrecadação, como o aumento da arrecadação de ISS, a reorganização do sistema de licitação, a criação do ICMS ecológico, o recadastramento imobiliário, a revisão da taxa de coleta de lixo, a implantação de comitê de veículos para avaliação de gastos com frota de veículos, dentre outras ações.

Após um ano e meio de pulso firme e muita economia, a prefeita pode contemplar a inversão do cenário financeiro, onde hoje o índice encontra-se em 51%, os fornecedores estão sendo pagos e a prefeitura recuperou sua credibilidade, podendo realizar investimentos importantes nas áreas de pavimentação asfáltica, urbanismo, revitalização de áreas públicas, saúde, investimento para atração de instalação de novas empresas no município, assistência social, segurança pública, educação, cultura e turismo.

Quando indagada sobre os próximos passos da administração, a prefeita Helena Bertoco afirmou que “ainda para este ano temos muitas obras já licitadas, como diversos trechos de pavimentação, reforma da rodoviária, construção do campo socyte, revitalização do Parque Municipal João Ferreira, construção da quadra poliesportiva, pavimentação do FrigoAstra, instalação das câmeras de monitoramento, pavimentação da pista de caminhada. Com a continuidade de nossa gestão, o projeto é investir pesado nos empreendimentos que possam gerar emprego e renda para a população, potencializando o município, tanto na área urbana quanto na agricultura, fortalecendo o comércio local e, paralelamente a isso, remodelando uma saúde mais eficaz e humanizada, promovendo qualidade de vida para as pessoas. Quero continuar investindo na infraestrutura do município, com pavimentações para que Cruzeiro torne-se um município turístico, caminhando rumo ao progresso”, finalizou a prefeita confiante.

Div

Fonte: Prefeitura de Cruzeiro do Oeste

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.