A FAB (Força Aérea Brasileira) interceptou na manhã deste domingo (2), no espaço aéreo de Mato Grosso do Sul, dois aviões que estavam carregados de cocaína, sendo que uma das aeronaves estava transportando 450 quilos de cocaína e a outra tinha 700 quilos da droga. Um dos pilotos ainda tentou fugir dos caças da FAB, mas acabou sendo forçado a pousar e o piloto foi preso.

A primeira aeronave foi interceptada a nordeste de Campo Grande. A aeronave EMB-720 Minuano foi obrigada a pousar em um aeroporto em Rondonópolis no Mato Grosso depois de ser interceptada pelos caças. O piloto foi preso por policiais federais e 450 quilos de cocaína apreendidos. A outra aeronave, modelo b-58 Baron foi interceptado a sudoeste de Campo Grande, sendo obrigado a pousar em Três Lagoas.

O piloto não obedeceu e fugiu fazendo um pouso forçado em Ivinhema,  após o trevo da entrada da cidade de Novo Horizonte do Sul, sentido a Naviraí. A primeira equipe a chegar no local foi a Força Tática, com apoio do BPChoque (Batalhão de Choque da Polícia Militar) de Mato Grosso do Sul e não encontrou nenhum suspeito, mas buscas começaram a ser realizadas com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira) e Polícia Federal de Dourados.

As ações fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos fronteiriços. O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, classificou a operação como de extremo sucesso.

“Atuamos em duas regiões do país, fazendo interceptações simultâneas. Comprovamos nossa capacidade de controlar múltiplas interceptações e o resultado não poderia ser melhor. Nós comprovamos que o nosso Sistema de Defesa Aeroespacial é capaz de desencadear operações simultâneas de defesa aérea onde quer que seja necessário“, ressaltou 

A droga apreendida deve ser encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Dourados, que ficará a cargo das investigações.

Interceptação

A aeronave não tinha informado seu plano de voo e a suspeita é que estivesse carregando drogas. Aviões de caça A 29 e o Super Tucano do Esquadrão Flecha interceptaram o avião dando ordem para fazer a aterrisagem, mas quando se aproximava da cabeceira da pista, o piloto arremeteu e fugiu. Policiais federais já estavam à espera nas proximidades da pista para fazer a prisão do piloto e a apreensão da aeronave. 

Em seguida a fuga do piloto foi visto sobrevoando a cidade de Três Lagoas um helicóptero da FAB. Não há notícias do avião que foi interceptado. Há pouco, três aviões Tucanos da FAB pousaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Informações são de que a interceptação e o pouso seriam no aeroporto de Dourados, mas o fato foi negado.   

Fonte: Midiamax

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.