As tradicionais apresentações da Banda de Música no mês de aniversário da Polícia Militar foram readequadas e os fãs dos musicistas da Polícia Militar puderam acompanhar o concerto comemorativo aos 166 anos da Corporação pelos canais oficiais da PM no Facebook e no Instagram na tarde desta segunda-feira (03/08). O tema do repertório foi Um Concerto Histórico, com canções que marcaram décadas de história da PM. Somente pela página do Facebook, a live alcançou mais de 80 mil pessoas, além de 2.250 compartilhamentos e 1.191 reações.

A apresentação ocorreu no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, em Curitiba. A medida foi em consonância com as medidas sanitárias adotadas no Paraná e em Curitiba para conter a pandemia do coronavírus e, por isso, o evento ocorreu sem público, com o distanciamento necessário entre os músicos.

Com a mudança, o grande palco do Teatro Guaíra, que recebeu os musicistas da PM nos últimos 46 anos ininterruptamente, desta vez ficou vazio. Mesmo assim, para os músicos policiais militares, isso não foi problema: o carinho dos espectadores foi por meio das curtidas e compartilhamentos da live pelas redes sociais durante a apresentação.

“A Polícia Militar do Paraná, nos seus 166 anos de existência, chama a comunidade para celebrarmos juntos os 166 anos de existência da PM. Embora não tenhamos a presença física dos nossos amigos e daqueles que celebram conosco essa alegria, conseguimos chegar até eles através das mídias sociais, dos meios de comunicação disponíveis, levando nesse momento uma mensagem de fé e esperança”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.

O maestro da Banda de Música, capitão José Galdino Filho, explicou que foi necessário fazer ajustes no grupo musical para que o concerto fosse realizado em local aberto. “Adaptamos nosso efetivo e o reduzimos em 60%, ou seja, fizemos a apresentação com 35 musicistas. Para isso, mudamos a estrutura para fazer arranjos e a organização geral do concerto para produzir um belo espetáculo”, disse.

O tema foi Um Concerto Histórico, em menção aos momentos marcantes desde a criação da Polícia Militar até hoje. O repertório de 12 canções foi cuidadosamente definido para incluir músicas que marcaram cada década de apresentações da Banda de Música da PM. Para mostrar um pouco sobre a história da Corporação, durante a livre as pessoas puderam assistir trechos e eventos históricos da PM, e viram viaturas antigas que marcaram época, como a Kombi, a Blazer e as motocicletas, até uma tropa representativa do Regimento de Polícia Montada (RPMon).

Foto: Soldados Ismael Ponchio e Fernando

Fonte: Diário Indústria & Comércio

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.