sábado, 20 abril 2024
UMUARAMA/PR

Ciclovia já tem trechos concretados na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca

Ciclovia já tem trechos concretados na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca

O estágio da obra ainda é inicial, porém o prazo de execução é de cerca de 90 dias, com previsão de entrega até o final de outubro.

Iniciada há poucos dias, a ciclovia na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca já começa a ganhar os primeiros trechos de calçamento em concreto, exibindo os contornos desta obra – a primeira do gênero na atual gestão. “Estamos criando uma nova opção de mobilidade com agilidade e segurança aos usuários, numa das regiões mais movimentadas da cidade – na Avenida Ângelo Moreira, entre a Ivo Sooma (que liga à PR-489) e a rodovia PR-323”, comentou o prefeito Celso Pozzobom.

Nos próximos meses, o município construirá vários quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, abrindo um novo modal para o deslocamento de trabalhadores e estimulando a prática do ciclismo, permitindo passeios seguros de bicicleta para toda a família. O projeto da Ângelo Moreira inclui uma ciclofaixa na Avenida Francisco Inácio de Lira, entre a Ivo Sooma e a Av. Rio Grande do Norte.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

O estágio da obra ainda é inicial, porém o prazo de execução é curto – cerca de 90 dias – com previsão de entrega até o final de outubro. O investimento é de R$ 432 mil 634,95. “Esta é uma possibilidade de locomoção bastante aguardada pela população, que a cada dia tem aderido ao transporte de bicicleta e às pedaladas por lazer ou atividade física. Nossa geografia não é muito propícia ao ciclismo, mas onde há espaço e áreas mais planas, vamos investir nessa modalidade”, acrescentou Pozzobom.

A ciclovia em concreto terá 3.515,22 m². “Serão 1.170 m de extensão por 3 m de largura, bem sinalizados e com pintura acrílica em vermelho para identificar bem o espaço dos ciclistas”, informou o secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação do município, Isamu Oshima.

“Já na Francisco Inácio de Lira, teremos uma ciclofaixa com pouco mais de 500 m de extensão por 3 m de largura, sobre a pista de rolamento, identificada em vermelho e protegida por tachões refletivos, totalizando 1.504,75 m²”, continuou.

Outra ciclovia de maior extensão – cerca de 4,3 quilômetros – está em fase de licitação e será construída em concreto com 12.937,83 m² na Av. Rio Grande do Norte e num trecho da Av. Tapuia, próximo à Avenida Portugal – que já conta com uma ciclovia entre a Guarda Mirim e o trevo da PR-482, nas proximidades o futuro shopping. O investimento previsto é de R$ 1,4 milhão.

Dentro das obras de revitalização já bem adiantadas, o Bosque dos Xetá também ganhará uma pista exclusiva para os ciclistas com cerca de 1,5 mil metros de extensão, margeando a mata na Rua do Bosque e em trechos da Avenida Governador Parigot de Souza e da Presidente Castelo Branco. O objetivo desses investimentos, segundo o prefeito, é dar uma opção segura para as pessoas que podem se deslocar de bicicleta ao trabalho – deixando o carro na garagem e amenizando o trânsito – e também para quem procura uma atividade física por questões de saúde e qualidade de vida.

“O nosso Plano de Mobilidade Urbana prevê investimentos desta natureza para reduzir o volume de veículos em circulação e o município vai oferecer cada vez mais essa opção. Espero que os umuaramenses valorizem a ideia e a utilizem em seu dia a dia, para o bem de todos”, emendou Pozzobom. Nessas obras o município utilizará recursos de contrato de repasse do Ministério das Cidades/Caixa Econômica Federal e do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), aprovado pela Câmara de Vereadores.

50173581117 83202a5341 c

BANNER POSTO PEQUENO

Mais lidas

Notícias Relacionadas