sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Em Umuarama, aprovação de projetos para obras civis remete a período pré-pandemia

Em Umuarama, aprovação de projetos para obras civis remete a período pré-pandemia

Com números bem positivos, a construção civil tem sido um dos segmentos responsáveis por esse cenário otimista.

A aprovação de projetos para obras civis teve o maior índice mensal do ano em julho, conforme levantamento apresentado nesta terça-feira, 11, pela Diretoria Municipal de Planejamento Urbano. Foram liberados 25.366,96 m² de construções – volume pouco superior a maio (25.028,93 m²), até então o maior índice mensal de 2020 – e bem acima da média dos últimos quatro anos. A construção civil também vem se destacando na geração de empregos, contribuindo para a posição de destaque de Umuarama no comparativo com as demais regiões do Estado.

A pandemia ainda não passou, na avaliação do prefeito Celso Pozzobom, “mas felizmente os seus efeitos econômicos estão sendo superados e a aprovação de projetos é um bom termômetro para comprovar essa recuperação”, disse. “O setor industrial como um todo está de vento em popa, com movimentações melhores até que o período pré-pandemia, e o comércio também tem reagido muito bem nas últimas semanas. Espero que em breve a economia volte ao patamar do início do ano”, previu.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Com números bem positivos, a construção civil tem sido um dos segmentos responsáveis por esse cenário otimista. Apesar de todos os efeitos da crise de saúde que se abateu sobre o país, em Umuarama a média de aprovação de projetos está praticamente idêntica à de 2019, que foi um ano muito bom para o setor.

“No ano passado, a média fechou em 20.850 m² de projetos aprovados por mês e neste ano estamos com 20.390 m²/ mês. Se o ritmo de julho continuar, vamos fechar com uma média ainda melhor que a atual”, avaliou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e habitação, Isamu Oshima, informando que no acumulado do ano, a Prefeitura de Umuarama já liberou 142.732 m² de obras.

Não é demais lembrar que a construção civil aquecida movimenta vários setores. “Além de gerar emprego, taxas e tributos, a venda de material de construção, de acabamento, acessórios e mobília de banheiro, cozinhas planejadas, estofados, eletrodomésticos e eletrônicos – como TV e som – az girar a economia, garantindo emprego e renda no comércio em geral”, lembra o prefeito.

Para ele, “tudo isso mantém a cidade nos trilhos do desenvolvimento, superando desafios – como a pandemia – e atraindo o olhar de novas empresas e investidores”, completou Pozzobom.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas