A Guarda Municipal de Umuarama (GMU) agora também faz parte da rede de compartilhamento de dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), que atende mais de 3,7 milhões de paranaenses. Como divulgado no Portal Umuarama News, o prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Defesa Social, major Valdecir Gonçalves Capelli, assinaram termo de cooperação técnica e a unidade passou a integrar a rede, que contempla 21 cidades do Estado. O objetivo é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema utilizado pelas polícias Militar e Civil.

A demanda é do Deputado Estadual Soldado Adriano José, que acompanhou todo o protocolo de integração. Os convênios contemplam boa parte da população paranaense, ou seja, os serviços de inteligência das polícias têm acesso a informações importantes de mais de 30% dos contribuintes do estado. A partir destas assinaturas, a Sesp passa a acessar, também, as câmeras de monitoramento dos municípios, o que facilita a investigação quando houver um crime em uma área monitorada, destaca o secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares.

Os municípios também ficam responsáveis por fornecer à secretaria a Base Cartográfica de suas cidades, com pontos de interesse assim como as notificações de agravo contra a mulher e a criança. O termo permite que os guardas municipais acessem as informações de mandados gerais, situação de veículos e elaboração, consulta e edição de relatórios do sistema de Boletim de Ocorrência Unificados (BOU), o mesmo utilizado pela PM e Polícia Civil.

A segurança em Umuarama, de acordo com o secretário de Defesa Social, Valdecir Capelli, já é integrado com as forças policiais. “Isso tudo traz resultados benéficos à população da nossa cidade, melhorando a segurança e diminuindo os índices de criminalidade”, afirmou. “Através dos dados coletados pelo sistema, poderemos direcionar os serviços da Guarda focando nos horários e locais que apresentam maior índice de criminalidade, garantindo mais segurança aos nossos cidadãos”, completou.

O diretor da Guarda Municipal de Umuarama, inspetor Valdiney Rissato, disse que o sistema vai melhorar, e muito, o trabalho na corporação e também a segurança do município. “Essa ampliação na integração vai permitir ao Paraná ter um levantamento mais preciso sobre os crimes, incluindo de que tipo e onde ocorrem”, completou. O deputado estadual Soldado Adriano participou da assinatura com Umuarama.

Já para o prefeito Celso Pozzobom, o sistema otimiza o atendimento e possibilita mais agilidade na resposta, bem como precisão nos relatórios de acompanhamento da criminalidade, o que ajuda a planejar campanhas, ações e estratégias. “A integração de procedimentos e informações entre a GMU e as forças policiais, agora oficializada, agiliza o trabalho e mostra que estamos no caminho certo, pois já trabalhamos em conjunto há bastante tempo. O setor de segurança tem muito a ganhar com essa ferramenta oferecida pelo Estado e a população é a maior beneficiada”, afirmou.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.