quinta-feira, 25 abril 2024
UMUARAMA/PR

Nova calçada externa do Bosque dos Xetá começa a ser concretada

Nova calçada externa do Bosque dos Xetá começa a ser concretada

As obras no bosque começaram com a implantação de um canal aberto de 115 metros para drenagem pluvial, que eliminou um grande foco de erosão.

Cerca de 2/3 do gradil para proteção do Parque Municipal dos Xetá já foram implantados, dentro da obra de revitalização das calçadas e preservação. Serão cerca de 1,5 mil metros de grades que impedirão o acesso à mata e a saída de animais silvestres, dos quais mais de 1 mil metros já foram implantados. Além do gradil, a obra inclui o recape da antiga pista de caminha com concreto pigmentado em azul, reparos nas áreas danificadas e implantação de pista para bicicleta com concreto pigmentado em vermelho.

As melhorias já dão um novo visual ao entorno do bosque, que passa por grandes mudanças. “O trabalho começou pela Rua do Bosque, já chegou até o cruzamento com a Parigot de Souza e segue por esta via. A colocação das grades já avançou pelo lado da Avenida Castelo Branco. Nesta quarta-feira, os trabalhadores concretavam a nova calçada, no lado da Parigot de Souza (entre as ruas do Bosque e Perobal”, informou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

A empresa contratada para o serviço também está gramando o contorno de toda a área que será urbanizada. “A população vai ter em breve uma nova opção para fazer suas caminhadas diárias, corridas leves, passeio de bicicleta e outras atividades físicas ao ar livre, com toda segurança”, apontou o prefeito Celso Pozzobom. Segundo ele, a previsão de conclusão é outubro próximo, para que a estrutura esteja liberada ainda no próximo.

A obra é realizada com recursos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) do Ministério das Cidades/ Caixa Econômica Federal. O município está aplicando R$ 972,6 mil nas melhorias, renovação da pista de caminhada, construção de ciclovia e nova pista externa, além de paisagismo e o cercamento com gradil.

As obras no bosque começaram com a implantação de um canal aberto de 115 metros para drenagem pluvial, que eliminou um grande foco de erosão. Nesta obra, o investimento é de R$ 1 milhão 144 mil também em recursos do Finisa, incluindo uma galeria tripla com tubos de grande capacidade e grelha tipo “mata burro” para eliminar alagamentos na Av. Castelo Branco.

BANNER POSTO PEQUENO

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Homem que teve pênis amputado pela ex-companheira reata com ela

O frentista Gilberto Nogueira de Oliveira, de 39 anos, teve o pênis amputado pela companheira, a...

URGENTE: caminhão tomba na entrada da Estrada Boiadeira em Serra dos Dourados

Um caminhão acabou de tombar na PR-487, na entrada da Estrada Boiadeira, logo após Serra...

Notícias Relacionadas