terça-feira, 16 abril 2024
UMUARAMA/PR

UMUARAMA: Decreto permite retorno de atividades de graduação e altera regras do comércio

UMUARAMA: Decreto permite retorno de atividades de graduação e altera regras do comércio

Mercados, supermercados, mercearias, açougues e padarias poderão abrir ao público até as 22h em qualquer dia da semana, no que se refere à venda de produtos não consumíveis no local.

A Prefeitura de Umuarama editou novo decreto autorizando o retorno das atividades presenciais práticas, de estágio e conclusão dos cursos particulares de graduação e pós-graduação, além de flexibilizar regras de funcionamento em outros setores do comércio, dentro da estratégia de combate à pandemia de coronavírus definida em conjunto com o Centro de Operações de Enfrentamento da Covid-19 (COE) Municipal.

O decreto 217/2020, a ser publicado neste sábado (15) define que os postos de combustível, farmácias e prestadores de serviço emergencial – incluindo os de saúde e casas agropecuárias – poderão funcionar 24 horas por dia.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Mercados, supermercados, mercearias, açougues e padarias poderão abrir ao público até as 22h em qualquer dia da semana, no que se refere à venda de produtos não consumíveis no local. Os bares ficam autorizados a atender ao público de segunda a sábado até as 20 horas, podendo funcionar em sistema de drivethru delivery até as 22 horas nesses mesmos dias. O funcionamento de bares aos domingos continua proibido.

Restaurantes, pizzarias, lanchonetes, carrinhos de lanche, comércios de assados e padarias, no que se igualam aos restaurantes, poderão abrir ao público de segunda a sábado até as 22 horas, podendo funcionar aos domingos somente em sistema de delivery e drivethru até as 22 horas.

Pelo decreto, as conveniências poderão abrir ao público de segunda a sábado até as 22 horas e poderão funcionar aos domingos somente em delivery e drivethru até as 22 horas. Já as sorveterias, confeitarias, cafeterias e docerias poderão abrir ao público até as 22 horas em qualquer dia da semana.

GRADUAÇÃO E PÓS

O decreto autoriza o retorno facultativo das atividades presenciais práticas, de estágio obrigatório e relacionadas a trabalho de conclusão dos cursos particulares de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Porém, o retorno deve ser precedido da aprovação do plano de contingência e de boas práticas de biossegurança para os trabalhadores e estudantes.

Conforme estabelecido, plano de retorno deverá ser aprovado pelo Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) e observado pela instituição que decidir por retomar suas atividades, além das medidas preventivas que devem aplicadas aos prestadores de serviço, sob pena de incidir em sanções previstas no decreto.

O plano de retorno deverá conter todas as medidas que a instituição entender pertinentes à prevenção à Covid-19, devendo conter, entre outros prontos, a indicação de um Comitê Covid-19 formado por três membros da instituição, retorno de forma gradual, restrição à permanência de pessoas em áreas coletivas, como bibliotecas, praças de alimentação e salas de convivência; e não permitir a circulação de pessoas do grupo de risco nas repartições.

Caso constate algum suspeito de infecção ou infectado pela Covid-19 em suas repartições, a instituição deverá adotar as medidas preconizadas no Protocolo para Retorno às Aulas Presenciais, expedido pelo Governo do Paraná, disponível no COE; é dever da entidade observar organização quanto ao fluxo das pessoas nas suas áreas de circulação, respeitar e fazer respeitar as medidas de prevenção no transporte coletivo de seus alunos, e observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas em suas repartições.

Outros detalhes podem ser conferidos no decreto, disponível no site da Prefeitura e no órgão oficial do município, a partir deste sábado, 15, quando as determinações passam a valer.

BANNER POSTO PEQUENO

Mais lidas

Homem morre em acidente envolvendo ônibus de Umuarama na PR-364

Um ônibus de Umuarama se envolveu em um acidente fatal com um veículo Fiat Palio...

Jovem assassinado a tiros em Mariluz é identificado

O jovem de 27 anos assassinado a tiros na madrugada deste domingo (14), em Mariluz...

Frio? Previsão do tempo para esta semana aponta mínima de 18ºC em Umuarama

A semana começou com um clima mais fresco, sol com muitas nuvens e chuvas passageiras...

Adolescente de 15 anos morre afogada em lago de propriedade rural em Alto Piquiri

Uma tragédia foi registrada neste final de semana no município de Alto Piquiri. Uma adolescente...

Notícias Relacionadas