A Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Oeste anunciou na manhã desta segunda-feira (23/1), que os doentes curados de Covid-19 do município que quiserem ser doadores de plasma convalescente, receberão transporte gratuito de ida e volta até o Hemonúcleo de Umuarama para realizar a doação. Um bom exemplo, que deve ser seguido por diversos outros municípios na região.

A ação foi sugerida pela vereadora Rosy Anne Bertoco, que ficou sabendo da necessidade de doadores e se sensibilizou. A Secretaria de Saúde aderiu prontamente e está se mobilizando para atender todos os doadores.

O tratamento com plasma convalescente foi introduzido no protocolo dos pacientes de Covid-19 no Paraná em meados do mês de agosto. Até agora, somente nos dois hospitais da região que utilizam o tratamento (Santa Casa de Goioerê e Hospital Cemil de Umuarama), mais de 100 pacientes receberam os anticorpos, com uma taxa de recuperação acima de 95%. O plasma funciona como um antiviral e ajuda a conter o avanço da doença no organismo, diminuindo o tempo de internação e ampliando as chances de recuperação dos doentes.

“Com o aumento do número de doentes graves, a necessidade de doadores de plasma também aumentou. Nossa sugestão foi prontamente aceita pela Secretaria de Saúde e contamos com a adesão da nossa população nesta luta”, comentou a vereadora.
De acordo com a secretária de Saúde de Cruzeiro do Oeste, enfermeira Cleyce Cruz, a doença do Coronavírus – Covid-19 é de responsabilidade de todos. “Se cada um fizer a sua parte, vamos vencer essa doença”, disse.

QUEM PODE DOAR?
– Pacientes recuperados de Covid-19, com exame positivo com no mínimo de 45 dias e no máximo 180 dias após o resultado.
– Ter entre 18 a 59 anos.
– Quem não precisou de ventilação mecânica durante o tratamento de Covid-19.
– Quem nunca recebeu transfusão de sangue.
– Quem nunca engravidou.

COMO AGENDAR SUA DOAÇÃO
Os moradores de Cruzeiro do Oeste que quiserem doar, devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde, através do telefone (44) 3676-2466 e falar com o Jeferson do Transporte.

Quem quiser agendar diretamente no Hemonúcleo de Umuarama, pode acessar o site https://www.saude.pr.gov.br/servicos/Saude/Atencao-a-Saude/Agendar-doacao-de-sangue-no-Hemepar-xv3Kqxo1 ou ligar nos telefones 44 36218307 -36218313- 36218300.

Neste link tem o passo a passo de como agendar.

Fonte: Assessoria

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.