A Prefeitura de Umuarama está intensificando a fiscalização sobre o cumprimento das normas definidas em decretos para enfrentamento da pandemia de coronavírus. Entre os dias 20 a 22, fiscais de Vigilância Sanitária estiveram de plantão para atender denúncias relacionadas ao descumprimento das medidas e o fechamento do comércio à 0h.

Na noite de sexta feira (20/11), uma força tarefa realizou ronda pela cidade com o reforço de viaturas da Guarda Municipal e Polícia Militar. Um estabelecimento foi infracionado por manter pessoas dançando em seu interior, sem uso de máscara. Vários estabelecimentos foram orientados sobre o horário limite para o fechamento.

No sábado (21), a equipe de fiscais de plantão foi até ao evento de yakisoba que estava sendo preparado por entidade local, para orientação, e rondas foram realizadas por toda a cidade alertando a população e os comerciantes sobre os riscos de aglomeração e falta do uso de máscara. A Vigilância recebeu denúncia de uma possível festa, para a qual pessoas estariam se reunindo no alto da Avenida Paraná, porém o endereço do evento não foi apurado.

Alguns estabelecimentos também extrapolaram o horário determinado para o fechamento e a equipe aguardou em alguns locais, até que as portas fossem fechadas. Por volta de 0h40 todo o comércio estava fechado, exceto carrinhos de lanche que ainda estavam finalizando suas entregas.

No domingo (22), a equipe continuou nas ruas da cidade para verificar aglomeração de pessoas. Por volta das 22h30 houve várias denúncias relacionadas a um bar na Avenida Brasil onde as pessoas estavam aglomeradas e sem uso de máscara. O estabelecimento recebeu auto de infração e as pessoas foram orientadas a permanecerem sentadas. A equipe circulou pela cidade até 0h25, acompanhando o fechamento dos estabelecimentos.

“O trabalho da equipe com apoio da Guarda Municipal e da PM surgiu um efeito positivo. A população no geral atendeu ao decreto municipal e foram lavrados apenas dois autos de infração. A partir desta segunda, 23, o horário de fechamento passa a ser 22h e a restrição de livre circulação começa a valer as 23h. A fiscalização vai continuar”, informou a diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Maristela de Azevedo Ribeiro.

Conforme o relatório, a equipe da Vigilância Sanitária realizou rondas pela cidade e fiscalizou 11 estabelecimentos na sexta, emitindo uma infração; 12 estabelecimentos no sábado, com duas vistorias e orientações; e quatro ações no domingo, com três orientações em eventos e uma autuação.

Fonte: Prefeitura de Umuarama

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.