sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Apesar da pandemia, Caged aponta saldo positivo de empregos em Umuarama

Apesar da pandemia, Caged aponta saldo positivo de empregos em Umuarama

Umuarama tem hoje um estoque de 29.630 trabalhadores empregados no mercado formal.

O índice nacional do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia apresentou saldo positivo pelo quarto mês seguido em outubro, com o volume de 394.989 trabalhadores ocupados – descontadas as demissões do período. No Paraná o saldo também foi positivo (33.615), com os melhores índices obtidos nos setores de construção civil (14,07%), agropecuária (3,62%) e indústria (3,19%).

A tendência se confirmou em Umuarama, que apresentou saldo de 1.219 postos de trabalho ocupados. De janeiro a outubro deste ano foram admitidos 10.305 trabalhadores e demitidos 9.086, perfazendo um resultado positivo de 4,29% apesar dos efeitos da pandemia de coronavírus sobre a economia local, que tem hoje um estoque de 29.630 trabalhadores empregados no mercado formal.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

“Estamos sentindo os efeitos da pandemia, isso é indiscutível. Mas a nossa economia tem reagido bem. Alguns setores estão bem aquecidos e isso ajuda a compensar as perdas de outras áreas, inclusive na geração de empregos e manutenção dos postos de trabalho”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom.

Uma análise sobre os dados do Caged em Umuarama aponta o setor da indústria com o melhor índice de empregos mantidos – foram 3.279 contratações e 1.989 desligamentos, perfazendo saldo de 1.290 (26,58%). No comércio a variação foi negativa em 134 postos de trabalho e na construção civil o percentual ficou praticamente estável (foram 674 contratações e 705 demissões). O setor de serviços teve saldo positivo de 85 contratações (crescimento de 0,74%).

Os setores que contam hoje com os maiores saldos de trabalhadores empregados em Umuarama são a área de serviços (11.626), seguida pelo comércio (9.639) e pela indústria (6.143). Depois aparecem a construção civil (1.598) e a agropecuária (624). Nesta semana o município adotou novas medidas para combater a disseminação do coronavírus com a preocupação de manter a economia ativa. O foco é reduzir a circulação de pessoas e diminuir as aglomerações, bem como distribuir melhor o volume de trabalhadores que utilizam o transporte coletivo na cidade e região metropolitana.

“Desta forma acreditamos em obter resultado positivo na luta contra essa pandemia com o mínimo de impacto nas nossas empresas. Mas é imprescindível que a população colabore, tomando os cuidados pessoais que todos já sabem, e pensando mais no coletivo. Porque o nosso sistema de saúde já está saturado, os leitos que restam são poucos e os profissionais médicos também começam a faltar. Só na nossa Secretaria de Saúde já temos quase 50 afastamentos de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais servidores por contágio com o coronavírus ou por pertencerem a grupos de risco”, finalizou Pozzobom.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas