sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

40 profissionais da saúde estão de atestado em Umuarama e COE reforça apelo à prevenção

40 profissionais da saúde estão de atestado em Umuarama e COE reforça apelo à prevenção

Diariamente, pelo menos três pacientes são encaminhados para outras regiões, em alguns dias foram até oito. Devido à falta de leitos, algumas pessoas esperam vagas por até 24h em macas.

O Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE Municipal) reuniu-se nesta quinta-feira, 3, no anfiteatro da Prefeitura, para apresentar números recentes da pandemia em Umuarama. A reunião teve a presença do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Orlando Santos, membros da diretoria, representantes do comércio e dos feirantes.

A secretária municipal de Saúde e presidente do COE, Cecília Cividini, explicou aos convidados o funcionamento do órgão, formado por médicos especialistas, representantes dos hospitais, do Ministério Público, da 12ª Regional de Saúde e do governo municipal, que orienta o Executivo na tomada de decisões para o enfrentamento da pandemia, com a participação também da Procuradoria-Geral do município.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Cecília atualizou os dados, informando que hoje o maior grupo de infectados em Umuarama tem de 20 a 59 anos. O setor com mais resultados positivos é o comércio (vendedores), seguido pelos profissionais de saúde e em menor escala trabalhadores de setores administrativos e empresários/ empreendedores. Umuarama tem hoje 34 óbitos confirmados, dos quais apenas oito não tinham comorbidades. Já a área da 12ª RS (21 municípios) tem 77 mortes por Covid-19.

Na última semana foram realizados 918 exames em Umuarama. Diariamente, pelo menos três pacientes positivos são transportados pelo município para hospitais de outras regiões – em alguns dias foram até oito pacientes – e devido à falta de leitos algumas pessoas esperam vagas por até 24h em macas no Pronto Atendimento. O Ambulatório de Síndromes Gripais fez 1.355 atendimentos entre 26/11 e 2/12, dos quais 20 pacientes foram encaminhados para internamento.

Servidores dos PA 24h e do ambulatório explicaram a situação atual e a dificuldade com a falta de funcionários, afastados por conta de contaminação. Representantes dos hospitais que possuem ala Covid também relataram a falta de enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos, afastados após testarem positivo ou por suspeita, e também o desafio de trabalhar com ocupação total de leitos de UTI e enfermaria. Hoje, cerca de 40 profissionais estão de atestado nos hospitais.

Na Secretaria de Saúde a situação não é muito diferente. O diretor de Atenção Primária, Elizeu Ampessan, disse que as baixas já causaram a suspensão no atendimento de quatro postos de saúde. A média diária de consultas que era de 800, antes da pandemia, subiu para mais de 1 mil durante a epidemia de dengue e manteve-se alta com a Covid-19. “Hoje estamos atendendo cerca de 1.150 pacientes por dia, fora os atendimentos do ambulatório. Dos 380 servidores das 25 UBS, apenas em novembro 30 positivaram e no total cerca de 60 estão afastados do serviço, também por suspeita ou pertencer a grupos de risco. Os fechamentos visam organizar o atendimento com os funcionários que restam para garantir atenção ao usuário e mais segurança para todos”, resumiu.

O presidente da Aciu entregou ao COE um ofício com pedidos dos comerciantes para flexibilizar horários determinados no último decreto municipal e atenção a alguns setores que teriam sido mais penalizados. As sugestões foram acolhidas e serão estudadas pela câmara técnica do COE para embasar novas orientações ao Executivo. “A situação é crítica e precisamos da colaboração de todos, do comércio, do setor de serviços e especialmente da população, tomando as medidas preventivas. O número de casos ainda está muito alto e a superlotação dos hospitais agrava ainda mais o quadro”, finalizou Cecília Cividini.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Notícias Relacionadas