A Prefeitura de Umuarama realizou, através da Fundação Cultural, a seleção de vídeos encaminhados com conteúdo digital artístico e cultural, visando o pagamento de auxílio a artistas que tiveram suas fontes de receita prejudicadas pela pandemia de coronavírus. O benefício utiliza recursos da Lei Federal Aldir Blanc 14.017/2020 – lei emergencial ao setor cultural.

Os vídeos foram recebidos no período entre 30 de outubro e 18 de novembro, passaram por avaliação da comissão municipal criada para atender às exigências da lei e os trabalhos premiados estão disponíveis para a população o canal da Prefeitura na plataforma digital YouTube (www.youtube.com/c/PrefeituradeUmuarama-PR/videos).

Seriam premiadas até 60 produções artísticas inéditas em vídeo, voltadas para áreas como artes visuais, audiovisual, dança, literatura, música, patrimônio cultural, circo, teatro, arte urbana, manifestações culturais tradicionais, artesanato e outras, porém apenas 31 conteúdos foram inscritos e todos foram contemplados.

O concurso recebeu produções artísticas registradas em vídeo nas mais diferentes práticas, como curtas-metragens, videoclipes, monólogos, leituras, contação de histórias, vídeo dança, teatro, circo e música, arte digital, exposições virtuais, oficinas teórico ou prática na área cultural, entre outros, com duração de cinco a 60 minutos. O prêmio, estabelecidos pela Lei Aldir Blanc, são de R$ 2 mil para obras individuais ou em dupla e R$ 5 mil para obras em trio ou coletivo, já creditados aos artistas.

Além do conteúdo digital, a Fundação Cultural de Umuarama já lançou editais para cadastro de espaços artísticos e culturais e também para artes visuais. As avaliações foram realizadas pelo Comitê Municipal da Lei Aldir Blanc. Os regulamentos e resultados das avaliações podem ser conferidos no site da fundação na homepage da Prefeitura de Umuarama (www.umuarama.pr.gov.br/secretaria/fundacao-cultural).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.