sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Prefeitura reforça parceria e estuda melhorias para feiras de Umuarama

Prefeitura reforça parceria e estuda melhorias para feiras de Umuarama

Reunião foi um primeiro contato neste ano para discutir os problemas enfrentados atualmente, as necessidades e o ordenamento das feiras, que são pontos de encontro da população e também a principal fonte de renda de muitos produtores.

Representantes das feiras locais se reuniram com o prefeito Celso Pozzobom e com o diretor de Agricultura e Pecuária do município, José Guilherme de Oliveira Júnior, na manhã desta quinta-feira (14) para reforçar a parceria e definir ações para a melhoria das feiras realizadas semanalmente em Umuarama.

Os feirantes deram sugestões e fizeram pedidos à administração municipal, que abordou questões relacionadas à fiscalização, observação das normas, participação de comerciantes de fora e dos produtores, a necessidade de atualização cadastral e o acompanhamento constante do município, valorizando os agricultores e desenvolvendo a atividade.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

A reunião foi um primeiro contato neste ano para discutir os problemas enfrentados atualmente, as necessidades e o ordenamento das feiras, que são pontos de encontro da população e também a principal fonte de renda de muitos produtores. “Por sua importância econômica e social, as feiras precisam ser bem estruturadas, valorizadas e atrativas para o consumidor, pois favorecem uma alimentação saudável com produtos frescos, variados e preço justo”, disse Celso Pozzobom.

Um dos pedidos dos feirantes foi uma fiscalização mais intensa sobre comerciantes de fora das feiras, que se estabelecem nas proximidades e oferecem produtos semelhantes, ‘dividindo’ as vendas e impactando os lucros da atividade sem a mesma garantia de qualidade e procedência dos alimentos comercializados.

“Vamos cuidar desse e de outros problemas apontados com uma atuação mais presente da fiscalização e mais apoio da Secretaria de Agricultura aos produtores. Inclusive temos novidades para anunciar nos próximos dias que serão muito favoráveis aos nossos pequenos agricultores”, comentou o prefeito.

O diretor de Agricultura e Pecuária informou que a equipe de assistência técnica do município está sendo reestruturada e que a distribuição de insumos pelo município (como adubo, fertilizantes e calcário) terão continuidade, para que os agricultores possam aumentar a produção. “Além disso, vamos estimular a fruticultura direcionada para a merenda escolar, com aquisição garantida pelo município”, explicou José Guilherme Júnior.

Além do prefeito e do diretor, participaram da reunião a diretora de Arrecadação e Fiscalização da Prefeitura, Gislaine Alves Vieira, o presidente da Feira do Produtor (realizada às quartas-feiras, ao lado do Estádio Lúcio Pipino), Edson Geraldo Contieiro, o presidente da Aprofeuma (Associação Profissional do Comércio Varejista dos Feirantes de Umuarama), realizada aos domingos na Avenida Parigot de Souza, José Carlos Konio Shimizu, e representantes das feiras de terça-feira (no Lago Aratimbó) e sexta-feira (nas imediações da Guarda Municipal/ Umutrans).

Divulgação:  Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Umuarama

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas