sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Quantidade de casos de ‘gatos’ de energia elétrica em 2020 no Paraná poderia abastecer cidades com até 20 mil habitantes por um ano, diz Copel

Quantidade de casos de ‘gatos’ de energia elétrica em 2020 no Paraná poderia abastecer cidades com até 20 mil habitantes por um ano, diz Copel

Furto de energia elétrica, além de perigoso, é considerado crime de estelionato e tem pena prevista de um a cinco anos de prisão. Ao todo, segundo a Copel, foram quase 11 mil casos de furtos no ano passado.

Quase 11 mil casos de furto de energia elétrica, que é conhecido popularmente como “gatos” de energia, foram registrados no Paraná em 2020, segundo um balanço da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Ao todo, são 57 gigawatts que seriam suficientes para abastecer, durante um ano, municípios inteiros com populações entre 16 e 20 mil habitantes como Sertanópolis e Cruzeiro do Oeste, por exemplo.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

“Nós temos situações desde áreas de invasão, onde pode ocorrer um risco muito grande de comunidades inteiras que foram incendiadas por conta do risco de furtar energia direto da rede, e também temos residências e comércios”, explicou a gerente de inspeção da Copel Flávia Martinelli.

O furto de energia elétrica, além de perigoso, é considerado crime de estelionato e tem pena prevista de um a cinco anos de prisão. Além disso, o furto prevê detenção de um a quatro anos, segundo o Código Penal Brasileiro.

Quem tiver algum tipo de denúncia, é só ligar para o telefone 0800 51 00 116, selecionando o menu “outros serviços” e depois “informações comerciais”.

Divulgação: G1 Paraná

Mais lidas

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Motorista morre esmagado pelo próprio caminhão que era guinchado na BR-376; entenda

O motorista de um caminhão que estava sendo guinchado morreu após ser esmagado pelo próprio...

Notícias Relacionadas