Estão abertas as pré-inscrições para os cursos das Carretas do Conhecimento, projeto realizado em parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, a Fundação Volkswagen e o Senai-PR, com apoio das Agências do Trabalhador. Umuarama foi contemplada com curso de corte e costura industrial e a possibilidade de abrir até três turmas de 20 alunos cada, totalizando 60 participantes.

O curso foi adaptado devido à pandemia do coronavírus. O cadastro já pode ser feito pelo link http://www.justica.pr.gov.br/Pagina/PROGRAMA-CARRETA-DO-CONHECIMENTO-2021. O chefe da Agência do Trabalhador de Umuarama, Reginaldo Barros, lembra, porém, que ainda não foi definida a data de início das aulas, que devem acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. “Mesmo assim é importante que os interessados realizem a inscrição. Precisamos identificar a demanda com antecedência para estruturarmos a realização”, disse.

Com a pandemia, as aulas serão 75% de maneira on-line, por Ensino a Distância (EAD), e os outros 25% de forma presencial. De acordo com o secretário da Justiça, Ney Leprevost, é necessário retomar as qualificações com todo o cuidado. “Ajustamos as unidades e prestaremos todo o suporte para as aulas on-line. Antes das aulas presenciais serão realizados testes rápidos da Covid-19, medição de temperatura e o cumprimento das medidas sanitárias para prevenção ao coronavírus, como uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento adequado para segurança de cada pessoa”, apontou.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Edvaldo Ceranto Júnior, lembra que o curso atende à parceria proposta pela Secretaria Municipal de Assistência Social, podendo inscrever pessoas em situação de rua e usuários do Centro POP e dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social). “Vamos priorizar a qualificação para a geração de empregos. Tem muitas empresas buscando bons profissionais, trabalhadores qualificados e preparados para o mercado de trabalho”, afirmou o secretário.

CRITÉRIOS

Para participar dos cursos das Carretas do Conhecimento é necessário ter 18 anos completos ou mais, declarar escolaridade mínima (ensino fundamental), conhecimentos de informática básica, e possuir smartphone; 20% das vagas são destinadas a mulheres e 10% para idosos.

O professor realizará aula online direto da carreta e cada aluno acompanhará a aula de sua casa, utilizando chip 4G fornecido pelo Senai. Além da parte teórica, o professor demonstrará a utilização dos equipamentos de forma online (atendimento presencial conectado), enquanto a parte prática será ministrada no laboratório do Senai na cidade participante. “Além do teste rápido para Covid, os alunos seguirão os protocolos de higiene e segurança, como uso de máscara, álcool gel, distanciamento e medição de temperatura”, lembrou Reginaldo Barros.

Para mais informações referentes às localidades e dúvidas para inscrições, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail carretasdoconhecimento@sejuf.pr.gov.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.