sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Ciclovia muda aspecto de canteiros da avenida Rio Grande do Norte em Umuarama

Ciclovia muda aspecto de canteiros da avenida Rio Grande do Norte em Umuarama

São melhorias necessárias ao bem-estar da população, que atendem a comunidade em várias frentes, comentou o prefeito Celso Pozzobom.

A Prefeitura de Umuarama está implantando uma extensa ciclovia na Avenida Rio Grande do Norte, com mais de 4 quilômetros. O calçamento é em concreto com dois sentidos de circulação. A obra, já bem adiantada no trecho entre a Praça Tamoio e a saída para Serra dos Dourados, está mudando o aspecto do canteiro central, que também está recebendo urbanização e melhorias na acessibilidade para o trânsito de pessoas com deficiência.

Com a implantação da ciclovia, os canteiros estão sendo nivelados e o mato e ondulações dão lugar ao gramado com grama do tipo “mato-grosso”. Além disso, faixas de meio-fio danificadas estão sendo recuperadas e o rebaixamento da guias facilita a passagem dos pedestres e demais usuários. A avenida também já recebeu iluminação de LED e a Prefeitura planeja a revitalização das praças localizadas ao longo da via.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

São melhorias necessárias ao bem-estar da população, que atendem a comunidade em várias frentes, comenta o prefeito Celso Pozzobom. “A ciclovia estimula a mobilidade urbana de forma sustentável e também a prática de atividades físicas com mais segurança e conforto, o que representa mais saúde. Já a urbanização torna o passeio pela cidade mais agradável e até valoriza os imóveis. Este é um cuidado que estamos tendo em toda a cidade, sem falar nas dezenas de quilômetros de asfalto que temos recuperado com recapeamento e micropavimentação”, apontou.

Na Rio Grande do Norte serão duas pistas para ciclistas no canteiro central, com 4,3 quilômetros de extensão totalizando 12.937,83 m², entre as avenidas Francisco Inácio de Lira e Tapuia, próximo à Avenida Portugal – que já conta com uma ciclovia da Guarda Mirim até a PR-482, nas imediações do futuro shopping. O investimento previsto é de R$ 1,4 milhão.

MAIS

Outra ciclovia de grande porte também está sendo implantada na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, entre a PR-323 (trecho do Posto Gauchão) e a antiga Praça Odete Mossurunga (entroncamento com a Guanabara e Ivo Sooma).

A obra já tem todo o calçamento em concreto finalizado e está recebendo reposição de grama, bicicletários com área para descanso e bancos para os ciclistas e rampas com acessibilidade para travessia no canteiro central. Também haverá ciclovias na Av. Tiradentes, da PR-323 até a Praça Gastão Vidigal, no início da Avenida Londrina, e na margem do Bosque dos Xetá, entre a Rua do Bosque, a Av. Parigot de Souza e a Castelo Branco, e ciclofaixa na Avenida Francisco Inácio de Lira.

Mesmo ainda inacabadas, as obras já vem sendo utilizadas pela população após o horário de trabalho dos operários. “Esta opção de locomoção é muito aguardada pela população, que tem aderido ao transporte de bicicleta e à prática por lazer ou atividade física. Onde há espaço e áreas mais planas, vamos investir nessa modalidade”, completou Pozzobom.

A ciclovia da Ângelo Moreira tem 3.515,22 m², 1.170 m de extensão e 3 m de largura, bem sinalizados e com pintura acrílica em vermelho para identificar o espaço dos ciclistas”, informou o secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima. Já na Francisco Inácio de Lira a ciclofaixa terá pouco mais de 500 m de extensão por 3 m de largura, sobre a pista de rolamento, protegida por tachões refletivos, totalizando 1.504,75 m².

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas