A Prefeitura de Umuarama está implantando uma extensa ciclovia na Avenida Rio Grande do Norte, com mais de 4 quilômetros. O calçamento é em concreto com dois sentidos de circulação. A obra, já bem adiantada no trecho entre a Praça Tamoio e a saída para Serra dos Dourados, está mudando o aspecto do canteiro central, que também está recebendo urbanização e melhorias na acessibilidade para o trânsito de pessoas com deficiência.
Com a implantação da ciclovia, os canteiros estão sendo nivelados e o mato e ondulações dão lugar ao gramado com grama do tipo “mato-grosso”. Além disso, faixas de meio-fio danificadas estão sendo recuperadas e o rebaixamento da guias facilita a passagem dos pedestres e demais usuários. A avenida também já recebeu iluminação de LED e a Prefeitura planeja a revitalização das praças localizadas ao longo da via.
São melhorias necessárias ao bem-estar da população, que atendem a comunidade em várias frentes, comenta o prefeito Celso Pozzobom. “A ciclovia estimula a mobilidade urbana de forma sustentável e também a prática de atividades físicas com mais segurança e conforto, o que representa mais saúde. Já a urbanização torna o passeio pela cidade mais agradável e até valoriza os imóveis. Este é um cuidado que estamos tendo em toda a cidade, sem falar nas dezenas de quilômetros de asfalto que temos recuperado com recapeamento e micropavimentação”, apontou.
Na Rio Grande do Norte serão duas pistas para ciclistas no canteiro central, com 4,3 quilômetros de extensão totalizando 12.937,83 m², entre as avenidas Francisco Inácio de Lira e Tapuia, próximo à Avenida Portugal – que já conta com uma ciclovia da Guarda Mirim até a PR-482, nas imediações do futuro shopping. O investimento previsto é de R$ 1,4 milhão.
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Outra ciclovia de grande porte também está sendo implantada na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, entre a PR-323 (trecho do Posto Gauchão) e a antiga Praça Odete Mossurunga (entroncamento com a Guanabara e Ivo Sooma).
A obra já tem todo o calçamento em concreto finalizado e está recebendo reposição de grama, bicicletários com área para descanso e bancos para os ciclistas e rampas com acessibilidade para travessia no canteiro central. Também haverá ciclovias na Av. Tiradentes, da PR-323 até a Praça Gastão Vidigal, no início da Avenida Londrina, e na margem do Bosque dos Xetá, entre a Rua do Bosque, a Av. Parigot de Souza e a Castelo Branco, e ciclofaixa na Avenida Francisco Inácio de Lira.
Mesmo ainda inacabadas, as obras já vem sendo utilizadas pela população após o horário de trabalho dos operários. “Esta opção de locomoção é muito aguardada pela população, que tem aderido ao transporte de bicicleta e à prática por lazer ou atividade física. Onde há espaço e áreas mais planas, vamos investir nessa modalidade”, completou Pozzobom.
A ciclovia da Ângelo Moreira tem 3.515,22 m², 1.170 m de extensão e 3 m de largura, bem sinalizados e com pintura acrílica em vermelho para identificar o espaço dos ciclistas”, informou o secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima. Já na Francisco Inácio de Lira a ciclofaixa terá pouco mais de 500 m de extensão por 3 m de largura, sobre a pista de rolamento, protegida por tachões refletivos, totalizando 1.504,75 m².