sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Vídeo: corpo é embalado em saco ao lado de pacientes em UTI

Vídeo: corpo é embalado em saco ao lado de pacientes em UTI

Servidores do Hospital de Santa Maria, no Distrito Federal, denunciaram a falta de protocolo com um paciente morto e com os que estão em tratamento na unidade

https://www.youtube.com/watch?v=BKmgm9qXpqs

Funcionários do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) denunciaram a exposição de pacientes e o uso de sacolas de lixo para enrolar uma vítima da Covid-19 na unidade de terapia intensiva (UTI). De acordo com relatos e imagens, o corpo embalado em saco preto e fita crepe estava em uma maca ao lado de pessoas internadas.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

A enfermeira que expôs a situação à reportagem desabafou: “Estão embalando óbitos com sacola de lixo por falta de invólucro. Pedi para filmar e denunciar. Desumana essa situação”, lamentou.

O drama ocorre na unidade de saúde administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica (Iges). O corpo estava na maca na noite de segunda-feira (5/4), no primeiro andar da UTI para pacientes com Covid-19.

De acordo com especialistas ouvidos pelo Metrópoles, o protocolo correto para embalar paciente que morreu em decorrência da Covid-19 deveria ser o invólucro específico para óbito, borrifado com hipoclorito de sódio. A má conduta pode contaminar quem vai manipular o corpo.

Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Saúde e com o Iges, mas, até o fechamento desta reportagem, a pasta e o instituto não tinham respondido à demanda. O espaço permanece aberto.

Metrópoles

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Notícias Relacionadas