sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

É possível ter saúde sem abrir mão do churrasco e da cerveja?

É possível ter saúde sem abrir mão do churrasco e da cerveja?

“Sim”. Respondeu o médico urologista Dr. Fernando Frederico, que participa da programação da “Campanha Abril Para a Saúde – Por uma vida mais saudável” realizada pela Associação Médica de Umuarama – AMU”. O especialista em doenças da próstata concedeu entrevista ao Programa do Tatu, da TV Caiuá – Rede TV Brasil Sul – que é parceiro da campanha.

O bate papo foi conduzido pelo apresentador Valetim Devaur Menossi, o Tatu e o médico respondeu perguntas enviadas pela comunidade de toda a região, através das redes sociais.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Muitos homens participaram mostrando preocupação com os efeitos de hábitos como o churrasco e a cerveja, consumidos por muitos cotidianamente. O Dr. Fernando enfatizou que, o grande vilão da combinação ‘churrasco e cerveja’ é o excesso de álcool, sal e de proteína.

“O churrasco é agradável e a tendência é as pessoas abusarem do consumo. Ao longo do tempo, o excesso de carnes vermelhas e gordurosas, de sal, bem como consumo frequente de bebidas alcoólicas favorece o aparecimento de cânceres, inclusive o câncer de próstata nos homens, bem como de doenças cardiovasculares e outras complicações”.

A boa notícia é que não precisa abrir mão do churrasco. Segundo o urologista, “o que é mais cancerígeno no churrasco é o excesso de fuligem de carvão que fica na carne. As pessoas também costumam abusar do sal e, com isso acabam consumindo mais bebidas alcoólicas. A dica é, não deixar a carne ficar muito passada, para evitar o excesso de fuligem e, se possível dar preferência a churrasqueiras a gás. Diminuir a quantidade de sal para temperar e, quando for ingerir tirar parte da gordura da carne, também deixa o churrasco mais saudável. Saladas e sucos naturais são ótimos acompanhamentos, pois ajudam na digestão da carne”.

A PRÓSTATA

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina, localizada na parte baixa do abdômen, onde parte do sêmen é produzido. Ao longo da vida passa por um crescimento natural. Contudo, esse processo pode resultar em doenças de próstata e até em câncer em alguns homens.

De acordo com o Dr. Fernando, a incidência do câncer de próstata é mais comum a partir dos 40 anos. O fator hereditário associado aos hábitos de vida está presente na maioria dos casos dessa doença.

“Contudo, mesmo sem fatores genéticos, qualquer homem pode desenvolver câncer de próstata. Devido a alimentação e práticas nocivas à saúde, homens cada vez mais novos são diagnosticados com o câncer. Homens negros são mais propensos a desenvolver a doença”, esclarece.

Da mesma forma, não são todos os homens que têm casos de câncer de próstata na família, que irão desenvolver a doença. O ideal é começar a se cuidar mais cedo. “Se você tiver uma boa alimentação, praticar atividades físicas e fazer os exames preventivos para o diagnóstico precoce da doença, mesmo se houver o desenvolvimento do câncer, ele tratado, com excelentes taxas de cura e qualidade de vida”, aconselha o especialista.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir dos 45 anos comecem a realizar exames de rotina afim de prevenir as chances do desenvolvimento do câncer de próstata.

SEXUALIDADE

Outra dúvida enviada pelos participantes que chamou a atenção é sobre o papel da próstata na sexualidade masculina. A glândula é responsável pela produção de parte do sêmen que, com o envelhecimento natural, uso de medicamentos, outras doenças associadas, pode diminuir ao longo do tempo.

“Com o envelhecimento a tendência é que o esperma fique mais ralo. É normal que os homens vinculem o esperma/ejaculação com o orgasmo. Contudo, a produção de sêmen diminui naturalmente ao longo da vida, o que não diminui o prazer durante a relação sexual. No entanto, se houver alterações na coloração, presença de sangue ou dor ao ejacular é sempre importante procurar um especialista para que seja feito um diagnóstico correto”.

Campanha Abril para a Saúde

Durante o mês de abril, toda semana o Tatu receberá um entrevistado diferente em seu programa. Especialistas de diversas áreas vão responder perguntas enviadas pelo público nas redes sociais parceiras da campanha e esclarecer dúvidas.

Confira a programação

21 de abril – 12h – Prevenção
Tema: O câncer e sua relação com hábitos de vida
Convidado: Dr. Rodrigo J. Barbosa, oncologista clínico (CRM 24.300)

28 de abril – 12h – Saúde do Coração
Tema: Hipertensão: o que fazer após o diagnóstico?
Convidado: Dr. Rodolfo de F. Carvalho, médico cardiologista (CRM 32.985)

30 de abril – Encerramento – Saúde do Trabalho
Tema: Doenças do sangue e o ambiente de trabalho
Convidada: Dra. Aruana Legnani Mohr, hematologia e hemoterapia (CRM 31.164)

Acompanhe pelas Redes Sociais Oficiais da Campanha: AMU, Movimento Saúde e TV Caiuá – Siga para receber as notificações.

_________
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Associação Médica de Umuarama

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Notícias Relacionadas