sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Busca por inventários aumenta 44% durante a pandemia

Busca por inventários aumenta 44% durante a pandemia

Segundo apontamento levantado pelo CNB-CF, em números absolutos, o Brasil passou de 10.009 processos de partilha de bens em março para 14.366 em setembro de 2020

É expressiva a quantidade de inventários solicitados nos últimos anos no Brasil, durante o cenário angustiante da pandemia. Enfrentando um luto coletivo e preocupações financeiras, entre março e setembro do ano passado, a busca por inventários aumentou 44% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em números absolutos, o Brasil passou de 10.009 processos em março para 14.366 em setembro. Novos números ainda não foram divulgados.

De acordo com dados coletados pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF) o maior número mensal foi registrado em setembro de 2020 e o recorde pode estar atribuído ao prazo de até 60 dias após a data de falecimento, para que familiares dêem entrada no procedimento extrajudicial.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Daniel Silva, advogado especialista em inventários pelo escritório Galvão e Silva Advocacia, pontua que é necessário equilibrar a dor da perda e entrar com o processo burocrático obituário.

“Nós entendemos a delicadeza do momento e tentamos atuar com a maior sensibilidade possível, sempre atento aos prazos estabelecidos, pois após 60 dias há multa. A família deve ser acolhida evitando o máximo maiores transtornos”, explica o especialista.

Vale lembrar que existem duas principais formas de se fazer um inventário: a judicial e a extrajudicial. No caso de extrajudicial, é possível apenas quando não exista testamento deixado pela pessoa falecida, todos os herdeiros são maiores de idade e estão de acordo sobre a partilha de bens.

De qualquer forma, quaisquer herdeiros podem entrar com a solicitação, sendo necessária a orientação e o auxílio de um(a) advogado(a) e em todos os casos, o ideal ao vivenciar a morte de um ente próximo, é contar com um profissional de confiança para as tratativas de burocracia obituária.

“O advogado especializado conhece as minúcias do processo, e evita erros que futuramente podem ocasionar perdas de direito, perdas de dinheiro, transtornos psicológicos, etc”, alerta o especialista sobre a necessidade de escolha correta do profissional.

Com o processo de inventário realizado e  finalizado de forma assertiva, é necessário transferir as propriedades para o nome dos herdeiros, que devem apresentar a escritura no Cartório de Registro de Imóveis (bens imóveis), no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial (sociedades), no Detran (veículos) e nos bancos (contas bancárias).

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Motorista morre esmagado pelo próprio caminhão que era guinchado na BR-376; entenda

O motorista de um caminhão que estava sendo guinchado morreu após ser esmagado pelo próprio...

Notícias Relacionadas