quinta-feira, 29 julho 2021
UMUARAMA/PR

Especialista explica sobre as consequências da fratura do cotovelo em crianças

Especialista explica sobre as consequências da fratura do cotovelo em crianças

Você já ouviu falar sobre a fratura supracondiliana do cotovelo de criança?

Você já ouviu falar sobre a fratura supracondiliana do cotovelo de criança? Essa é uma fratura comum que ocorre geralmente entre os 5 e 6 anos de idade, principalmente após quedas sobre o cotovelo estendido durante brincadeiras ou acidentes domésticos.

O médico ortopedista e traumatologista, especialista em ortopedia infantil e reconstrução e alongamento ósseo, Doutor Maxsuel Fidelis (CRM/PR 31578 RQE 22000 TEOT 15519) aponta que a fratura apresenta como principais sintomas inchaço, hematoma com coloração roxa, dor intensa e diminuição da mobilidade motora.

De acordo com o especialista, a dor deve ser avaliada em outras regiões do membro após suspeita ou confirmação do diagnóstico da fratura supracondiliana do cotovelo. ”Em uma porcentagem dos casos, aproximadamente 1%, fraturas do rádio distal podem estar relacionadas e devem ser avaliadas com cautela.”. Além disso, ele ressalta que também é fundamental avaliar a parte neurológica da criança, essa fratura pode vir a comprometer as estruturas neurovasculares da região e em raros casos há a lesão da artéria braquial.

Exames radiográficos são necessários para o diagnóstico, avaliação do grau de desvio e acompanhamento da recuperação do membro. Esse tipo de fratura é classificada em quatro tipos, sendo eles: Grau 1 com fratura sem desvio. Grau 2 com fratura com desvio posterior. Grau 3 com fratura totalmente desviada, geralmente exige tratamento cirúrgico. Grau 4 com fratura totalmente desviada com instabilidade flexora.

O especialista reforça que, após suspeita, é importante encaminhar a criança para uma avaliação com especialista, para diagnóstico e tratamento adequado de acordo com o grau da lesão.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

Estupro

Renata Larissa teve estupro gravado por policial e foi morta em seguida, diz delegada

As investigações da Polícia Civil indicam que a jovem Renata Larissa dos Santos, de 22 anos, foi estuprada e...
acidente

Mulher morre após cair de trator em Serra dos Dourados

Uma mulher de 52 anos morreu após sofrer uma queda de um trator em que...
Sem nada

Rotam apreende carro usado para contrabando sem bancos e forração em Xâmbre

Um VW/Jetta preto foi apreendido pela Rotam na tarde desta quarta-feira (28), entre Xambrê e...

Notícias Relacionadas