sexta-feira, 17 setembro 2021
UMUARAMA/PR

Secretaria de Saúde de Umuarama disponibiliza oxímetros para pacientes em tratamento de covid

Secretaria de Saúde de Umuarama disponibiliza oxímetros para pacientes em tratamento de covid

Os oxímetros são equipamentos importantes para monitorar a porcentagem de oxigênio no sangue e os batimentos cardíacos.

A Secretaria de Saúde de Umuarama está disponibilizando oxímetros para pacientes que estão fazendo tratamento contra a covid-19 em suas residências. Os oxímetros são equipamentos importantes para monitorar a porcentagem de oxigênio no sangue e os batimentos cardíacos e 121 desses dispositivos foram repassados às unidades básicas de saúde do município nesta terça-feira (20).

O prefeito Celso Pozzobom acompanhou a distribuição dos equipamentos e a secretária de Saúde, Maria Harue Takaki detalhou que há hoje 120 pacientes com covid sendo acompanhados pelas equipes multidisciplinares da pasta. “A orientação nº 47/2020 da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) fala sobre síndromes respiratórias e indica que esses pacientes devem ser monitorados por avaliação de oximetria, sobretudo gestantes ou puérperas e pessoas de 35 a 60 anos que tenham hipertensão, diabetes ou obesidade”, relata.

Porém, a secretária ressalta que o município não só monitora os pacientes nas UBSs, no Ambulatório de Síndromes Gripais ou no Pronto Atendimento 24 Horas, como está cedendo o oxímetro para o cidadão verificar a saturação do oxigênio em qualquer horário que se fizer necessário. “A Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo algo a mais e acima dos critérios da nota orientativa da Sesa. O médico pode solicitar o uso desse equipamento conforme fizer a avaliação”, explica.

Pozzobom foi pessoalmente até a casa de uma família, moradora na Zona III, para fazer a entrega do dispositivo. “Nesta residência há cinco pessoas da mesma família positivadas e que estão recebendo o acompanhamento dos profissionais da Secretaria de Saúde. Para nós é muito importante poder levar esse pequeno aparelho, mas que tem uma importância muito grande no auxílio dos pacientes infectados pela covid-19”, pontuou o prefeito.

Os oxímetros são repassados aos pacientes após a assinatura de um termo de empréstimo. Os profissionais das UBS auxiliam e instruem sobre o funcionamento do dispositivo. “Pessoas saudáveis têm um nível de saturação de oxigênio no sangue entre 95% e 100%, já os pacientes graves podem ter um nível entre 70% e 80%. Desta forma, é de extrema importância esse monitoramento”, indica Harue.

O QUE É OXÍMETRO

O oxímetro é um aparelho que mede o nível de oxigênio no sangue. Eles ajudam a saber quanto oxigênio o sangue está transportando. “Quando o nível de oxigênio é baixo, as células do seu corpo podem ter dificuldade de trabalhar apropriadamente”, complementa Maristela de Azevedo Ribeiro, diretora de Atenção Primária em Saúde, acrescentando que níveis muito baixos de oxigênio podem sobrecarregar o coração e o cérebro.

 

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

ALERTA

Paraná em alerta amarelo para tempestades; previsão é de muito vento, chuva e granizo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, ou seja perigo pontencial, para tempestades...
PEDOFILIA

Polícia Civil prende pedófilo por abusar sexualmente da filha, enteada e uma vizinha de 9 anos

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 40 anos, por abusar...
Se deu mal

Adolescente que tentou roubar malote de dinheiro é preso pela PM em Umuarama

Um adolescente de 16 anos, envolvido em uma tentativa de roubo de um malote de...
CPI DA COVID-19

Município de Umuarama não doou terreno à Norospar

A Associação Beneficente Noroeste do Paraná – Norospar, emitiu “Nota de esclarecimento ao público”, na...

Notícias Relacionadas