sábado, 20 abril 2024
UMUARAMA/PR

PF apreende veículos e bens de organização criminosa

PF apreende veículos e bens de organização criminosa

No começo do mês três homens foram presos por transportar cerca de 1 tonelada de cocaína – maior apreensão feita pela Polícia Federal de Guaíra.

Na manhã desta quarta-feira (28), cerca de 20 Policiais Federais das Delegacias de Chapecó (SC) e Guaíra (PR) cumpriram três mandados de busca e apreensão e ordens de sequestro, nas cidades de Chapecó, Xaxim e Xanxerê – oeste catarinense. Os mandados foram expedidos pelo Juiz da Vara Federal de Guaíra.

A Operação Darth teve início no começo do mês, dia 6, após a apreensão de quase uma tonelada de cocaína em Guaíra – maior apreensão realizada pela PF do município.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

A droga estava escondida na lataria dos bi-trens que transportavam carga de soja. Para encontrar o entorpecente, a PF contou com o auxílio do cão farejador chamado Darth. A operação resultou na prisão de três homens, dois motoristas das carretas e um ajudante.

c 1
Apreensão de 1 tonelada de cocaína realizada em 6 de julho de 2021.

Investigação

A investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Guaíra em conjunto com a Delegacia de Chapecó, apontou que os presos se utilizavam de uma revenda de automóveis como fachada para ocultar o proveito dos crimes, adquirindo diversos veículos para revenda, dissimulando assim os altíssimos lucros obtidos com a prática do tráfico de drogas.

Durante as diligências constatou-se que os investigados registravam os veículos em nome de terceiros e que estas interpostas pessoas outorgavam procurações para viabilizar a revenda dos veículos e não levantar quaisquer suspeitas sobre os reais proprietários dos bens, já que não poderiam justificar o patrimônio a descoberto.

A apreensão de mais de uma dezena de veículos no Estado de Santa Catarina foi determinada pela Justiça Federal em Guaíra e se deu após as investigações demonstrarem que o grupo detinha organização suficiente para, além da complexa logística de transporte de cocaína do Estado do Mato Grosso do Sul para o interior do país, blindar o patrimônio auferido ilicitamente, mantendo negócios com aparência de lícitos em outro Estado da Federação.

A desarticulação financeira do grupo criminoso está de acordo com a estratégia da Polícia Federal de atacar o patrimônio das organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas. Assim, além do prejuízo causado pela apreensão das drogas e caminhões bi-trem, estão sendo também sequestrados pelo menos R$ 400 mil reais em veículos pertencentes ao grupo.

*Darth: o nome da operação é em homenagem a um dos cães farejadores da Polícia Federal.

a1700e80 2d58 40bf 8fbe 05d81a415cbb

(PF e redação Umuarama News)

Mais lidas

Notícias Relacionadas