sábado, 18 setembro 2021
UMUARAMA/PR

Cinco dicas de cuidados com seu pet em dias frios

Cinco dicas de cuidados com seu pet em dias frios

Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná (Sedest), Márcio Nunes, publicou algumas orientações para os tutores nesses dias frios.

O Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná (Sedest), Márcio Nunes, publicou em suas redes sociais os cinco principais cuidados que tutores de animais domésticos devem ter nesse frio intenso que paira sobre o Paraná nos últimos dias.

De acordo com o secretário, as orientações foram feitas pela veterinária responsável pelo programa Castrapet da Sedest, Girlene Jacob. Confira:

Estimule exercícios físicos

Brincar é bom e eles adoram. E também aquece.

Banho & tosa

Diminua a frequência. E se for dar banho em casa, utilize água morna e certifique-se de deixar o pet bem seco! Também evite tosas muito baixas. Mas a higiene é importante! Use lencinhos umedecidos.

Mantenha-o agasalhado

Roupas para pets são recomendadas por veterinários para deixá-los mais quentinhos nos dias frios. Também é fundamental oferecer um abrigo aconchegante, fechado, sem exposição ao vento e à chuva. Garanta que ele tenha uma caminha reforçada com cobertores.  Atenção: há muitos casos de acidentes em fogões e motores de carros, onde os bichos tentam se aquecer. Fique se olho!

Alimentação

O inverno os pets têm menos sede, por isso costumam beber menos água. Mas é importante ficar atento à hidratação – especialmente dos gatos, mais propensos a desenvolver cálculos nas vias urinárias. Se possível, espalhe mais potes de água pela casa.

 Mantenha a vacina em dia

A rinotraqueite e a gripe canina são doenças típicas de inverno em gatos e cães, respectivamente. A melhor forma de prevenção é a vacinação.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

ALERTA

Paraná em alerta amarelo para tempestades; previsão é de muito vento, chuva e granizo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, ou seja perigo pontencial, para tempestades...
PEDOFILIA

Polícia Civil prende pedófilo por abusar sexualmente da filha, enteada e uma vizinha de 9 anos

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 40 anos, por abusar...
Se deu mal

Adolescente que tentou roubar malote de dinheiro é preso pela PM em Umuarama

Um adolescente de 16 anos, envolvido em uma tentativa de roubo de um malote de...
CPI DA COVID-19

Município de Umuarama não doou terreno à Norospar

A Associação Beneficente Noroeste do Paraná – Norospar, emitiu “Nota de esclarecimento ao público”, na...

Notícias Relacionadas