quinta-feira, 28 outubro 2021
UMUARAMA/PR

Tribunal de Justiça determina o afastamento do prefeito de Umuarama Celso Pozzobom

Tribunal de Justiça determina o afastamento do prefeito de Umuarama Celso Pozzobom

O vice Hermes Pimentel aguarda a notificação oficial para assumir o cargo ainda nesta quinta-feira (16).

O Tribunal de Justiça determinou hoje à tarde o afastamento do prefeito Celso Pozzobom. A decisão teria sido tomada após um pedido do Ministério Público do Paraná. Celso teria sido comunicado da decisão na ao final da tarde e, o advogado do prefeito na esfera criminal, Alessandro Silvério, teria afirmado que não teve acesso aos fundamentos acatados pelos desembargadores para decidirem pelo afastamento de Pozzobom.

Nos bastidores a informação é de que Pozzobom deverá permanecer fora do cargo por um período de 180 dias e que os motivos seriam a concessão a um servidor público, de uma gratificação salarial, um dia antes que ele fosse ouvido na CPI da Covid. Outro motivo teria sido uma reunião realizada no gabinete do Chefe do Executivo, onde vereadores teriam recebido instruções de advogados particulares do prefeito a respeito das diferenças entre Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e Comissão Processante (CP).

Estas duas comissões foram instauradas recentemente na Câmara Municipal de Umuarama. A primeira (CPI da Covid), faz uma investigação paralela ao Gaeco e ao Gepatria de desvios de R$ 19 milhões do Fundo Municipal de Saúde.

A ação do MP culminou na Operação Metástase, com a prisão de 10 pessoas citadas como envolvidas nos crimes de peculato e falsidade ideológica, além de fraudes em licitações (direcionamento para empresas de interesse do grupo), fraudes em contratações diretas (também com favorecimento a empresas ligadas ao grupo), superfaturamentos e corrupção ativa e passiva (com depósitos em contas de investigados e de terceiros).

Comissão Processante foi instaurada com o propósito de deliberar acercada dos argumentos do pedido de afastamento protocolada pelo deputado estadual Delegado Fernando (PSL).

Até o final da noite desta quarta-feira (15), a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Umuarama não havia se manifestado oficialmente a respeito da determinação.
O vice Hermes Pimentel aguarda a notificação oficial para assumir o cargo ainda nesta quinta-feira (16).

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

Cafezal do Sul

Garoto de 5 anos convida sargento da PM para tomar café da manhã em sua casa

Nesta quarta-feira (27) o pequeno Gabriel, de 5 anos, teve um café da manhã diferente! Ele...
vakinha online

Moradora de Altônia que há 4 anos não recebe benefício do INSS pede ajuda

Luciana Alexandre da Silva, 41 anos, moradora de Altônia, procurou o Umuarama News,  em busca...

Notícias Relacionadas