quinta-feira, 28 outubro 2021
UMUARAMA/PR

Comissão Processante pretende emitir parecer dos trabalhos em até 30 dias

Comissão Processante pretende emitir parecer dos trabalhos em até 30 dias

A Comissão Processante ouvirá, pretende ouvir, além do prefeito afastado de Umuarama, secretários e servidores comissionados que pediram exoneração dos cargos, tão logo foi decretado o afastamento.

Com previsão de que o prefeito afastado de Umuarama Celso Pozzobm, seja interrogado amanhã (sexta-feira, 24), membros da Comissão Processante que analisam o pedido de cassação feito pelo deputado estadual Delegado Fernando Martins, na condição de cidadão, acreditam que dentro de um período de no máximo 30 dias, tenham emitido um parecer oficial para o presidente da Câmara Municipal, Fernando Galmassi.

Na última segunda-feira (20), foi feita a segunda convocação do prefeito afastado, para ser ouvido. Segundo o presidente da Comissão, vereador Clebão dos Pneus, o interrogatório de Pozzobom acontece às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Umuarama, com auditório aberto ao público, segundo as restrições devido ao período de pandemia da covid-19.
A decisão foi tomada pelos três membros da comissão, que além de Clebão, também é formada por Ronaldo Cruz Cardoso, que é o relator, mas esteve ausente à reunião e Antonio Pé Duro, membro.

O procurador jurídico do Poder Legislativo, Diemerson Castilho, acompanhou a reunião. O prefeito afastado já havia recebido alta médica naquela ocasião, fator que o impediu de comparecer na data anterior, quando foi convocado pela primeira vez para ser ouvido pelos membros da comissão.

Fora de perigo

Segundo a assessoria de comunicação do Hospital Nossa Senhora Aparecida, emitiu nota por volta das 22h30 da quinta-feira (16), apontando que o prefeito afastado de Umuarama, Celso Pozzobom seguia internado em leito clínico, depois que sentiu fortes dores abdominais no final da tarde, e teria sido internado para observação médica e realização de exames de diagnóstico.

Na manhã de ontem (20) às 12h um novo comunicado da assessoria apontou que Pozzobom não estava mais na lista de pacientes do hospital.

Mais interrogatórios

A Comissão Processante ouvirá, pretende ouvir, além do prefeito afastado de Umuarama, secretários e servidores comissionados que pediram exoneração dos cargos, tão logo foi decretado o afastamento.

Segundo a ata da reunião da Comissão, os membros definiram que as datas das oitivas das 10 testemunhas serão realizadas nos dias 29 (quarta-feira) e 30 (quinta-feira) de setembro. Serão cinco em cada dia. o primeiro a ser ouvido, será José Pento Neto, às 9h30 da quarta. Depois dele João Donizete Megda, às 10h e em seguida, o ex-secretário de Indústria de Comércio, Edivaldo Ceranto Junior. Cleber Bonfim vem à seguir e as oitivas se encerram com Mauro Liutti, ex secretário de serviços rodoviários do município.

Já na quinta-feira, a oitiva que abre a reunião, será com a ex-secretária de Comunicação, Letícia D’Ávila Correia, às 9h30. Em seguida, Luiz Genésio Picoloto, depois José Antonio Favarão. Em seguida será a vez de Gilmar Carlos Garcia e por último a ser ouvido será Everaldo Marcos Navarro.

Prazos

De acordo com o procurador jurídico do Poder Legislativo, Diemerson Castilho, depois de terminadas as oitivas, a comissão abre prazo de 5 dias para a defesa do denunciado apresentar as razões escritas para uma nova análise.

“Depois disso não há prazo para que seja emitido um parecer oficial da Comissão Processante, mas acreditamos que o término deste trâmite seja dentro de 30 dias”, comenta Castilho, que está acompanhando e prestando orientações jurídicas aos vereadores membros da comissão. O procurador ressalta ainda que o parecer deverá ser enviado ao presidente do Legislativo que determina a data do julgamento, que acontece em plenário e deverá ser aberto ao público, segundo as restrições determinadas pelo COE Municipal.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

Cafezal do Sul

Garoto de 5 anos convida sargento da PM para tomar café da manhã em sua casa

Nesta quarta-feira (27) o pequeno Gabriel, de 5 anos, teve um café da manhã diferente! Ele...
vakinha online

Moradora de Altônia que há 4 anos não recebe benefício do INSS pede ajuda

Luciana Alexandre da Silva, 41 anos, moradora de Altônia, procurou o Umuarama News,  em busca...

Notícias Relacionadas