quinta-feira, 18 abril 2024
UMUARAMA/PR

Prefeitos da região se reúnem na SESP e reivindicam que delegacia de Cruzeiro do Oeste atenda 24 horas por dia

Prefeitos da região se reúnem na SESP e reivindicam que delegacia de Cruzeiro do Oeste atenda 24 horas por dia

Deputado Delegado Fernando acompanhou os prefeitos na reunião com o o secretário da Segurança Pública, Coronel Romulo Marinho Soares.

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Delegado Fernando Martins (PSL), promoveu na última terça-feira (28) uma audiência com o secretário da Segurança Pública, Coronel Romulo Marinho Soares, para discutir ações que pautam o trabalho da pasta no Estado. Durante o encontro, parlamentares fizeram questionamentos sobre a atuação e desempenho da Secretaria de Segurança Pública (SESP) no enfrentamento da criminalidade e na gestão de pessoal. Participaram da reunião os deputados Hussein Bakri (PSD), líder do Governo, Soldado Fruet (PROS) e Coronel Lee (PSL).

O presidente da Comissão de Segurança, Delegado Fernando Martins, afirmou que a reunião teve o objetivo de que o titular da pasta fizesse considerações e passasse um panorama das ações da SESP. “Estamos abrindo aqui uma boa oportunidade de diálogo”, disse. Entre outros pontos, ele questionou o secretário sobre o fechamento de delegacias durante a noite e nos finais de semana em cidades do interior do Estado. “Esta questão está sendo cobrada pelos prefeitos e pela população. Temos de fazer algo para que as cidades não fiquem desassistidas de policiamento. A Assembleia está à disposição para auxiliar no aumento destes efetivos”, disse o presidente da Comissão.

O secretário de Segurança, Coronel Marinho, ofereceu durante sua exposição um panorama do fluxo de trabalho da pasta, detalhando as ações que pautam o trabalho da Secretaria. “Quando iniciamos a gestão, fizemos um planejamento estratégico, pontuando as prioridades. Transformamos as ações em projetos. O Projeto Olho Vivo é um sonho que vamos implementar”, exemplificou. O projeto terá centrais regionais com monitoramento de câmera, análise de placa de carro, integrando bancos de dados e sistemas de segurança federal, estadual e municipal.

Marinho informou que o Governo entregou este ano três penitenciarias. Mais cinco serão entregues nos próximos meses, além de 10 que serão entregues no ano que vem. “Isso permite gerar vagas para um fluxo de trabalho em que as polícias vão ter que se adequar. No sistema prisional, temos que concretizar as 10 mil vagas até o final do ano, com presos com espaço adequado nas celas. Já o projeto de criação da Policia Penal está tramitando na Assembleia”, explicou.

O secretário destacou ainda que na Polícia Civil, a pasta vem trabalhando na questão da gestão de presos e na substituição da frota. Já na Policia Militar, o trabalho é no aumento de efetivo, além da compra de equipamentos mais modernos. Segundo ele, a Polícia Científica busca o aumento dos recursos humanos, assim como o Corpo de Bombeiros, aonde a SESP vem trabalhando com concursos para ampliar o efetivo. “A Secretaria está trabalhando na capacitação de mais seis mil profissionais de segurança pública”.

Os prefeitos da região,Helena Bertoco de Cruzeiro do Oeste, Paulinho Alves de Mariluz, Rodrigo Pezão de Tapejara e o Boia de Tuneiras do Oeste, participaram da reunião e revindicaram o funcionamento da delegacia 24 horas por dia, afim de dinamizar os atendimentos às ocorrências policiais e evitar o deslocamento para Umuarama, pois a delegacia de Cruzeiro do Oeste funciona apenas até as 18h.

Mais vídeos