domingo, 28 novembro 2021
UMUARAMA/PR

TSE cassa mandato do deputado Fernando Francischini por fake news

TSE cassa mandato do deputado Fernando Francischini por fake news

Em julgamento inédito, os ministros da Corte Eleitoral optaram por cassar o mandato do deputado estadual pelo PSL do Paraná

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (PSL-PR), nesta quinta-feira (28/10). É o primeiro caso de cassação por fake news do país. Os ministros acompanharam o voto do ministro corregedor-geral Luis Felipe Salomão, relator do processo, sendo que somente Carlos Horbach deu parecer contrário.

“É um precedente grave, mas se nós passarmos pano na possibilidade de um agente público dizer que o sistema eleitoral é fraudado, o processo eleitoral perde a credibilidade”, afirmou o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.

O deputado bolsonarista foi cassado após investigação por uso indevido dos meios de comunicação e por abuso de autoridade. Fernando Francischini fez uma live, durante o primeiro turno das eleições de 2018, na qual afirmou, sem provas, que as urnas eletrônicas estavam fraudadas para impedir a eleição de Jair Bolsonaro (sem partido) à Presidência da República.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) absolveu Francischini por entender que não havia prova de que sua live tenha tido o alcance necessário para influenciar o resultado do pleito, mas o Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu ao TSE.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

PRF entra em motel a pé e agride esposa com coronhadas antes de atirar em homem

Procurado por agredir a esposa, de 32 anos, com coronhadas e tentar matar o suposto amante...
ESPERANÇA

Mãe de copiloto desaparecido em queda de avião pede ajuda para buscas: ‘Meu filho está vivo’

A mãe do copiloto do avião avião bimotor que caiu na última quarta-feira entre Ubatuba (SP) e...
CASOS DE FRAMÍLIA

Ex e atual acabam presos após briga por causa da mulher em Douradina

Em douradinha, dois homens, 56 e 31 anos, acabaram presos pela PM após brigar por...

Criminosos roubam carro, batem em caminhão e morrem carbonizados em acidente

Uma perseguição a um carro roubado com dois homens suspeitos de praticar o crime acabou...

Notícias Relacionadas